Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9081
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Erick Magalhães | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Ângelo Rafael Palma da | - |
dc.creator | Fonseca, Ângelo Rafael Palma da | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-22T14:01:29Z | - |
dc.date.available | 2013-03-22T14:01:29Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9081 | - |
dc.description | 143 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho apresentaremos uma concepção musical das “Impressões Sinfônicas” Festa das Igrejas, do compositor Francisco Mignone. O aspecto interpretativo é o foco principal deste estudo, por isso destacaremos alguns dos muitos componentes musicais intrínsecos à partitura, indicando possibilidades de interpretação com base numa visão hermenêutica. Todas as considerações sobre harmonia, melodia, ritmo, textura, articulação e demais elementos são utilizadas para evidenciar pensamentos do intérprete acerca da obra. Acreditamos que uma visão hermenêutica da composição, como também da regência, é de suma importância para identificar e relacionar as informações musicais e extramusicais relativas à peça e a tal ofício, proporcionando melhor compreensão, elaboração e realização das etapas de preparação da música, obtendo assim uma concepção musical consistente. O primeiro capítulo é composto pela fundamentação teórica deste trabalho, abarcando considerações sobre a regência, a interpretação e o intérprete. No segundo capítulo serão apresentadas informações referentes à hermenêutica e um exercício hermenêutico sobre algumas atividades do campo da regência. O terceiro capítulo é formado pelas informações sobre as “Impressões Sinfônicas” Festa das Igrejas. O quarto capítulo é dirigido à concepção musical da obra. Por fim, apresentaremos as considerações finais. Com esta pesquisa, acreditamos que a utilização da hermenêutica do ponto de vista da regência pode ser uma poderosa ferramenta de trabalho para o maestro, revelando a ele novas perspectivas sobre seu ofício e, acima de tudo, sobre sua atuação profissional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | musical interpretation | pt_BR |
dc.subject | regência orquestral | pt_BR |
dc.subject | hermenêutica musical | pt_BR |
dc.subject | interpretação musical | pt_BR |
dc.subject | orchestral conducting | pt_BR |
dc.subject | musical hermeneutics | pt_BR |
dc.subject | música | pt_BR |
dc.title | Uma concepção musical para as “Impressões Sinfônicas” Festas das Igrejas, do compositor Francisco Mignone. O uso da Hermenêutica do ponto de vista da Regência | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.