Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9080
Tipo: Dissertação
Título: O desenvolvimento de competências para o ensino musical em 4ª Séries de escolas municipais de Salvador: um estudo a partir da realidade de três professoras
Autor(es): Braga, Paulo David Amorim
Autor(es): Braga, Paulo David Amorim
Abstract: O presente estudo de caso procurou responder, com base na análise das concepções e da prática de três professoras, à seguinte questão-problema: quais as competências mais importantes e utilizadas para o ensino de Música em turmas de 4ª série de escolas municipais de Salvador-Ba? Também foram formulados quatro sub-problemas, subordinados a questão principal: quais os fatores que mais influenciam no desenvolvimento de tais competências? Que estratégias de formação são mais adequadas aos professores estudados? Quais os possíveis significados das competências em estudo? Como são acionadas as competências utilizadas pelos professores? Vários instrumentos foram usados para coletar dados: observações preliminares, questionários, gravações de aula, e entrevistas. As observações preliminares permitiram levantar os primeiros indícios sobre competências desenvolvidas em cada caso. Os questionários conduziram as professoras a elaborarem listas com enunciados daquelas competências que elas consideravam mais importantes e utilizadas. Essas listas serviram para guiar a análise das gravações em vídeo e as entrevistas. Através das gravações foi possível identificar algumas competências listadas e que as professoras desenvolviam efetivamente em sua prática profissional. As entrevistas visaram reconhecer os fatores mais influentes sobre a formação das competências listadas pelas três professoras. A principal conclusão é de que a maioria das competências reconhecidas na prática das três professoras, através da análise, podem ser classificadas no grupo ?organizar e dirigir situações de aprendizagem?. Assim, tais competências podem servir como ponto de partida na elaboração de eventuais programas de formação a serem implementados junto às professoras estudadas e, talvez, junto aos demais professores de Música do contexto.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9080
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Paulo Braga.Dissertação. Paulo Braga.2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.