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dc.contributor.advisorAndrade, José Célio Silveira-
dc.contributor.authorSá, André Eysen de-
dc.creatorSá, André Eysen de-
dc.date.accessioned2013-03-19T17:30:07Z-
dc.date.available2013-03-19T17:30:07Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8999-
dc.descriptionp. 1-162pt_BR
dc.description.abstractNo mundo atual, globalizado, o turismo vem ocupando um espaço significativo nos diálogos econômicos mundiais, principalmente por ser uma atividade produtiva diversificada, com altas possibilidades de geração de emprego, renda e divisas, e pela capacidade de aproximação dos povos. De modo a poder competir no cenário internacional, um dos claros desafios a ser superado é o aumento da qualidade da prestação dos serviços turísticos. O Instituo de Hospitalidade (IH), antevendo o impulso turístico nacional e no intuito de contribuir para a superação deste desafio, implantou pioneiramente, ao final do ano 2000, o Programa Nacional de Certificação da Qualidade Profissional para o Setor de Turismo. Avaliar as contribuições deste Programa para o aumento da qualificação e competitividade dos profissionais e empresários do segmento de bares e restaurantes de Salvador-BA constituiu-se em objetivo principal deste estudo. Este segmento foi escolhido por representar, em média, 53% dos profissionais atuantes no setor de turismo. O modelo de análise elaborado está sustentado nos conceitos de competência e certificação. Através de indicadores específicos, avaliaram-se as reações e percepções dos empresários e profissionais do segmento de bares e restaurantes de Salvador, com relação às contribuições do Programa nas dimensões da Qualificação, Competitividade e Avaliação Pessoal. A pesquisa exploratória tipo survey utilizou uma amostra aleatória de profissionais e empresários que tinham participado do Programa em 2004. Os dados colhidos na pesquisa evidenciaram que há uma percepção positiva em relação às contribuições do Programa para o aumento da qualificação e competitividade dos serviços turísticos.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.sourcehttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/andre_sa.pdfpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectNormalizaçãopt_BR
dc.subjectCertificação de pessoaspt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.subjectQualificaçãopt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectTourismpt_BR
dc.subjectStandardizationpt_BR
dc.subjectCertification of peoplept_BR
dc.subjectCompetencypt_BR
dc.subjectQualificationpt_BR
dc.subjectCompetitivenesspt_BR
dc.titleCertificação de competências profissionais para o turismo: uma análise do segmento de bares e restaurantes de Salvador-Bapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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