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dc.contributor.advisorSuarez, Marcus Alban-
dc.contributor.authorLima, Patrícia Gomes Barbosa-
dc.creatorLima, Patrícia Gomes Barbosa-
dc.date.accessioned2013-03-14T20:04:36Z-
dc.date.available2013-03-14T20:04:36Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8967-
dc.descriptionp. 1-149pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação, realizada através de um estudo de caso, buscou avaliar os resultados empresariais auferidos pelo Complexo Hoteleiro Costa do Sauípe, empreendimento inovador que pretendeu, à época da sua concepção, fincar a bandeira da Bahia e do Brasil no mapa do turismo internacional. A relevância da investigação comprova-se pela forte estratégia de atração de equipamentos hoteleiros de característica similar conduzida pelos órgãos baianos de fomento ao turismo, conjugada aos resultados do complexo, que se demonstraram na prática aquém das expectativas dos atores sociais atingidos por ele. A investigação conduzida foi dividida em quatro partes. A primeira buscou reconstruir a concepção do projeto, detalhando as informações disponíveis à época aos gestores do empreendimento, principalmente no que diz respeito à segmentação de mercado esperada, aos objetivos propostos para o empreendimento e ao posicionamento e estratégias mercadológicas planejadas para atingi-los. A segunda parte mapeou os resultados auferidos pelo complexo com base nos seus objetivos, resgatados na seção anterior. Adicionalmente foram apresentadas as reformulações estratégicas anunciadas ao público em 2003. A terceira parte apresentou um comparativo entre os resultados e estratégias obtidos por Costa do Sauípe e pelo Praia do Forte EcoResort, objeto escolhido pela sua proximidade física e similaridade da oferta, bem como pela sua longevidade e reconhecidos resultados positivos, ainda que sua operação tenha escala quase 5 vezes menor. Como resultado do estudo percebeuse que os baixos resultados de Sauípe não podem ser imputados a um processo de planejamento equivocado, visto que a reorientação estratégica promovida pelos seus gestores em 2003 basicamente retomou os conceitos inicialmente propostos na sua concepção. A estratégia planejada, entretanto, não se traduziu em ação, pelo menos no que diz respeito à percepção do posicionamento da oferta em algumas das suas idéias essenciais: 1 – o empreendimento não foi percebido como uma experiência baiana; 2 – o lazer e diversão deixaram a desejar; 3 – o serviço foi um item mal avaliado pelos hóspedes. Do comparativo entre os empreendimentos pôdese verificar que o EcoResort teve maior sucesso em todos estes itens, bem como na manutenção de uma estratégia de diferenciação, conseguindo manter sua vantagem competitiva ao agregar continuamente valor aos hóspedes na busca da prática de preços premium.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.sourcehttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/dissertacao_patricia_lima_12_de_maio_2007.pdfpt_BR
dc.subjectCosta do Sauípept_BR
dc.subjectHotelariapt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectServiçopt_BR
dc.subjectSegmentação de Mercadopt_BR
dc.subjectPosicionamentopt_BR
dc.subjectIndicadores de Desempenhopt_BR
dc.subjectHotel Industrypt_BR
dc.subjectTourismpt_BR
dc.subjectStrategypt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectServicespt_BR
dc.subjectMarket Segmentationpt_BR
dc.subjectPositioningpt_BR
dc.subjectPerformance Indicatorspt_BR
dc.titleA estratégia de atração de resorts como impulsionador do turismo na Bahia: estudo de caso do complexo costa do Sauípept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

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