https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8709| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Oyá-Bethânia: os mitos de um orixá nos ritos de uma estrela |
| Autor(es): | Passos, Marlon Marcos Vieira |
| Autor(es): | Passos, Marlon Marcos Vieira |
| Abstract: | Este texto dissertativo empenha-se em analisar a presença de uma cantora no cenário musical brasileiro, apontando para as suas especificidades estéticas e comportamentais ao longo da sua trajetória artística e localizando-a no rol dos mitos contemporâneos deste país. A partir desta perspectiva, que compreende Maria Bethânia como uma estrela e tradutora, através de sua arte, de elementos religiosos e simbólicos inerentes ao candomblé faz-se, aqui, uma tentativa de demonstração de que muitas performances de palco de Bethânia e da projeção de sua imagem em seus produtos artísticos são representações de narrativas míticas e de rituais característicos da orixá de origem iorubana, senhora das tempestades, Oyá-Iansã. Este é um estudo sobre a presença de alguns mitos e ritos, reatualizados entre o chamado povo-de-santo, singrando o universo das artes populares brasileiras, mais destacadamente o da canção popular, atestando a singularidade desta artista como um compósito de imagens arquetípicas definidoras da orixá que, segundo sua crença, comanda a sua vida e o seu destino. |
| Palavras-chave: | Maria Bethânia Candomblé Representações Mito Midiático Oyá-Iansã |
| URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8709 |
| Data do documento: | 2008 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PÓS-AFRO) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| marlon_marcos.pdf | 883,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.