https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8601| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O Negro Encena a Bahia: Imagens e representações étnicas em cinco filmes baianos de ficção |
| Autor(es): | Nery, Luna Cristina Castro |
| Autor(es): | Nery, Luna Cristina Castro |
| Abstract: | As abordagens dos estudos sobre cinema passam pelo entendimento de cinema não apenas como arte, mas como prática social. Portanto, além de convenções estéticas, é preciso destacar a relação do cinema com a sociedade, com a hiatória e com a cultura, ou seja, o cinema enquanto processo sociocultural. Assim, a proposta desta pesquisa é analisar a representação do negro em filmes de longa-metragem de ficção baianos, ressaltando que o objetivo é tratar de um contexto relacional, em que negros, brancos e mestiços estão implicados socialmente. Em um primeiro momento, foi realizado um amplo levantamento dos filmes baianos, aqueles realizados na Bahia e /ou por diretores baianos e/ou que tivessem a Bahia como temática. A partir disto, foram selecionados como foco de análise, os seguintes: Barravento (1961) de Glauber Rocha; O Anjo Negro (1972) de José Umberto; Tenda dos Milagres (1977) de Nelson Pereira dos Santos; Cidade Baixa (2005) de Sérgio Machado e Ó,Paí,Ó (2007) de Monique Gardenberg. As análises foram elaboradas com base em uma postura interdisciplinar e se amparam em uma abordagem sociológica, tendo em vista que qualquer obra cinematográfica é sempre portadora de indícios significativos da sociedade que a produziu. |
| Palavras-chave: | Cinema Baiano Cinema Negro Estereótipos |
| URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8601 |
| Data do documento: | 2010 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PÓS-AFRO) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| dissertacao_luna_nery.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.