Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fadul, Élvia Mirian Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | Cerqueira, André dos Santos | - |
dc.creator | Cerqueira, André dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2013-02-19T16:38:06Z | - |
dc.date.available | 2013-02-19T16:38:06Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8552 | - |
dc.description | p. 1 - 167 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo central analisar os fatores determinantes do
transporte rodoviário intermunicipal de passageiros no Estado da Bahia, direcionado
às ameaças para a sustentabilidade deste modal. A revisão da literatura está
fundamentada na teoria de regulação e no estudo da competitividade da indústria
brasileira (ECIB) que fazem a ligação entre um sistema regulado, que é
operacionalizado em regime de permissão/concessão, e um ambiente que tem
demonstrado crescentes reações adversas por perda de competitividade. Para
sustentação desta análise foram definidas como premissas deste setor: utilização de
fontes documentais secundárias e primárias; pesquisa de campo para interpretação
de perfis, hábitos e necessidades dos usuários; avaliações dos gestores das
empresas; indicadores de desempenho relacionados a demanda de passageiros; e
atuação efetiva da agência reguladora como órgão fomentador e gestor da
qualidade dos serviços aos clientes. Preliminarmente, é apresentado o ambiente dos
transportes, remontando acontecimentos históricos desde o descobrimento do Brasil
para melhor compreender os dias atuais e direcioná-los de forma mais analítica para
o futuro. Descritos também os mecanismos do sistema público para operacionalizar
o transporte rodoviário de passageiros, dentro de um escala hierárquica subordinada
ao Ministério dos Transportes até a Agência Estadual de Regulação dos Serviços
Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (AGERBA). No campo
da competitividade, os cenários foram divididos em três dimensões, conforme ECIB:
interna, estrutural e sistêmico, que inicialmente apontaram para quinze fatores
relacionados a este modal. Após analisados estes fatores, foram extraídos sete
determinantes de elevado grau de significância para a sustentabilidade deste
transporte, a partir dos quais foram descritas propostas e recomendações objetivas
para atuar nas ameaças da eficiência na qualidade da prestação do serviço aos
usuários. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.source | http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/andre_dos_santos_cerqueira.pdf | pt_BR |
dc.subject | Competitividade | pt_BR |
dc.subject | Transportes rodoviário de passageiros | pt_BR |
dc.subject | Regulação | pt_BR |
dc.subject | Competitiveness | pt_BR |
dc.subject | Transports road of passengers | pt_BR |
dc.subject | Regulation | pt_BR |
dc.title | Fatores determinantes do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros na Bahia: ameaças para sustentabilidade e qualidade na prestação do serviço | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)
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