Abstract: | A polissemia da palavra Filologia está estritamente relacionada às diferentes vertentes de análise do texto. Aqui, toma-se a perspectiva da relação entre língua e cultura galegoportuguesas,
através dos textos satíricos legados pelos trovadores: as cantigas de escárnio e
maldizer, corpus desta pesquisa. Nessas cantigas estão textualizados esquemas simbólicos que validaram os significados culturais da sodomia, tema desta investigação. Neles, observa-se a construção da masculinidade pautada na rivalidade, na qual os inferiores (sodomitas e mulheres), através do retraer, são postos em evidência na cenografia cortês dos séculos XII e XIII. Para isso, toma-se como pressupostos teórico-metodológicos, a hipótese da
representação como reconhecimento dos significados culturais da sodomia, através do método
auerbachiano da “leitura de cena”. A partir disso, pode-se observar que, pelo menos desde o
século XII, já estava fixado um repúdio às relações sexuais entre homens, diferentemente da
Antigüidade Clássica, que se mostrava tolerante. Atribui-se essa rechaça à responsabilidade
não só do Cristianismo, que tem sido criminalizado em diversas explicações maniqueístas,
mas também à própria conduta que o homem ocidental tem praticado acerca de si mesmo,
com vistas à preservação da masculinidade. Além disso, verifica-se como o sexo dito
antinatural tem sido útil para a explicação dos males advindos sobre o corpo do homem, bem
como se nota um enrijecimento no quadro das possibilidades sociais de relações sexuais entre homens, de modo que ao papel passivo, vinculado à submissão desde a Antigüidade, foi atribuído repúdio e associação à efeminação. |