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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLobo, Tânia Conceição Freire-
dc.contributor.authorNobre, Wagner Carvalho de Argolo-
dc.creatorNobre, Wagner Carvalho de Argolo-
dc.date.accessioned2013-02-04T14:28:24Z-
dc.date.available2013-02-04T14:28:24Z-
dc.date.issued2013-02-04-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8334-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como tema os processos de formação das línguas gerais brasileiras no período colonial. Nesse sentido, para contextualizar o tema, é feita uma retrospectiva dos 500 anos de história lingüística do Brasil, abarcando os seus principais elementos: o índio, o negro e o branco. Em seguida, passa-se ao tema língua geral, especificamente, levando a termo a análise das considerações feitas a esse respeito por diversos lingüistas proeminentes no cenário nacional e internacional. Daí em diante, chega-se ao ponto mais importante da dissertação: a delimitação dos contextos sociolingüísticos, dentro dos quais se deram os processos de formação das línguas gerais na América Portuguesa, a saber: o contexto sem interrupção de transmissão lingüística entre gerações, constituído a partir do século XVI, no Estado do Brasil, e o contexto com interrupção de transmissão lingüística entre gerações, constituído a partir do século XVII, no Estado do Grão-Pará e Maranhão.pt_BR
dc.subjectBilinguismo. Língua crioulo. Brasil. História. Período Colonial, 1500-1822pt_BR
dc.titleIntrodução à história das línguas gerais no Brasil: processos distintos de formação no período colonialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubUniversidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, Salvador-Bapt_BR
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