Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBurnham, Teresinha Fróes-
dc.contributor.authorSouza, Maria Carolina Santos de-
dc.creatorSouza, Maria Carolina Santos de-
dc.date.accessioned2013-01-26T14:59:49Z-
dc.date.available2013-01-26T14:59:49Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8178-
dc.description.abstractA adoção e integração das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) no ambiente acadêmico tem subsidiado a realização de novas propostas pedagógicas com o intuito de promover a produção e compartilhamento do conhecimento, de forma dinâmica e atualizada. Neste sentido, a educação a distância (EAD), agora mediada pelas TIC, tem ocupado posição de destaque por oferecer subsídios para a “manipulação” do conhecimento de maneira integrada a essas propostas. Contudo, ainda se pode perceber que a distância geográfica entre os participantes dos cursos muitas vezes contribui para o abandono ou para seu encerramento precoce. Acredita-se que este fato está associado à escassez de metodologias que auxiliem o uso da tecnologia pelos participantes desses cursos. Nesse contexto, esta dissertação descreve um estudo investigativo, dedicado, em especial, ao processo de criação do conhecimento em cursos totalmente ou parcialmente oferecidos a distância, como forma de motivar a autonomia, interação e colaboração entre alunos e professores. Decorre disso a necessidade de estudar, também, a relação da linguagem com as TIC, o fluxo da informação, a criação do conhecimento e as metáforas relacionados a EAD, como elementos que compõem o cenário no qual a pesquisa realizada se insere. Foram realizados, ainda, dois cursos semipresenciais de Engenharia de Software, através da Internet, com o intuito de enriquecer a investigação através das observações feitas pela autora, também professora dos cursos. No decorrer desses cursos, foram elaboradas diferentes atividades didático-pedagógicas e estratégias de condução da produção e compartilhamento do conhecimento; foram avaliadas várias ferramentas de comunicação e gerenciamento da informação; foi apresentada uma sugestão para a elaboração de conteúdo didático para cursos a distância; foi elaborada uma estratégia destinada ao desenvolvimento colaborativo de componentes de software. Como instrumento de apoio à avaliação dos resultados alcançados nos dois cursos foi aplicado um questionário de avaliação, cujas respostas, sistematizadas, são apresentadas neste trabalho. Durante o segundo curso, foi sendo elaborada, como produto do estudo investigativo realizado, uma metodologia, denominada Compondo, dedicada a apoiar a produção do conhecimento em rede colaborativa para educação a distância.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.titleCompondo: uma metodologia para produção do conhecimento em rede colaborativa para educação a distânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_CarolSouza.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.