Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8178
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Burnham, Teresinha Fróes | - |
dc.contributor.author | Souza, Maria Carolina Santos de | - |
dc.creator | Souza, Maria Carolina Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-26T14:59:49Z | - |
dc.date.available | 2013-01-26T14:59:49Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8178 | - |
dc.description.abstract | A adoção e integração das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) no ambiente acadêmico tem subsidiado a realização de novas propostas pedagógicas com o intuito de promover a produção e compartilhamento do conhecimento, de forma dinâmica e atualizada. Neste sentido, a educação a distância (EAD), agora mediada pelas TIC, tem ocupado posição de destaque por oferecer subsídios para a “manipulação” do conhecimento de maneira integrada a essas propostas. Contudo, ainda se pode perceber que a distância geográfica entre os participantes dos cursos muitas vezes contribui para o abandono ou para seu encerramento precoce. Acredita-se que este fato está associado à escassez de metodologias que auxiliem o uso da tecnologia pelos participantes desses cursos. Nesse contexto, esta dissertação descreve um estudo investigativo, dedicado, em especial, ao processo de criação do conhecimento em cursos totalmente ou parcialmente oferecidos a distância, como forma de motivar a autonomia, interação e colaboração entre alunos e professores. Decorre disso a necessidade de estudar, também, a relação da linguagem com as TIC, o fluxo da informação, a criação do conhecimento e as metáforas relacionados a EAD, como elementos que compõem o cenário no qual a pesquisa realizada se insere. Foram realizados, ainda, dois cursos semipresenciais de Engenharia de Software, através da Internet, com o intuito de enriquecer a investigação através das observações feitas pela autora, também professora dos cursos. No decorrer desses cursos, foram elaboradas diferentes atividades didático-pedagógicas e estratégias de condução da produção e compartilhamento do conhecimento; foram avaliadas várias ferramentas de comunicação e gerenciamento da informação; foi apresentada uma sugestão para a elaboração de conteúdo didático para cursos a distância; foi elaborada uma estratégia destinada ao desenvolvimento colaborativo de componentes de software. Como instrumento de apoio à avaliação dos resultados alcançados nos dois cursos foi aplicado um questionário de avaliação, cujas respostas, sistematizadas, são apresentadas neste trabalho. Durante o segundo curso, foi sendo elaborada, como produto do estudo investigativo realizado, uma metodologia, denominada Compondo, dedicada a apoiar a produção do conhecimento em rede colaborativa para educação a distância. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Colaboração | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.title | Compondo: uma metodologia para produção do conhecimento em rede colaborativa para educação a distância | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGCI) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_CarolSouza.pdf | 2,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.