Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8133
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de administração: um estudo da trajetória curricular de cursos de graduação em salvador
Autor(es): Silva, Manuela Ramos da
Autor(es): Silva, Manuela Ramos da
Abstract: Esta dissertação versa sobre a trajetória curricular de cursos de graduação em administração, levando em consideração as alterações ocorridas na legislação. Para tanto, fez-se uma retrospectiva do ensino em administração, examinando os dispositivos legais que regulam os cursos de graduação, desde o ano de 1966 até 2005, em três escolas na cidade de Salvador. Utilizou-se estudo de caso (múltiplo), com recursos de pesquisa história, para aborda o tema em questão. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório. Fontes primárias e secundárias foram utilizadas na aquisição das informações; bem como análise documental e análise de conteúdo foram utilizadas para o tratamento dos dados. Os casos estudados foram a Universidade Federal da Bahia, Universidade Católica do Salvador e Faculdade Ruy Barbosa. Como resultados, podem-se citar: a) que as instituições estudadas se distinguem em sua trajetória curricular, devido à sua organização administrativa; b) o fluxograma como desenho curricular típico; c) que as IES, de modo geral, atendem, preferencialmente, aos aspectos legais, em detrimento aos aspectos metodológicos, na elaboração e construção da estrutura curricular.
Palavras-chave: Ensino de Administração
Currículo
Ensino Superior
Teaching Administration
Curriculum
University Education
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8133
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ddddddd.pdf396,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.