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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCabral, Sandro-
dc.contributor.authorLima Neto, Walmir Maia Rocha-
dc.creatorLima Neto, Walmir Maia Rocha-
dc.date.accessioned2013-01-24T17:44:29Z-
dc.date.available2013-01-24T17:44:29Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8122-
dc.descriptionp. 1 - 99pt_BR
dc.description.abstractCom as mudanças ocorridas no mercado econômico do Brasil e do Mundo, as empresas buscaram novas estratégias de gestão que garantissem a sua continuidade no mercado de forma competitiva. A terceirização surgiu como alternativa concreta ao atingimento dos intentos organizacionais. Ao descentralizar as atividades, os processos de terceirização procuraram obter redução dos custos, focalização na atividade fim e aumento de produtividade. Se inicialmente apenas as atividades de apoio foram terceirizadas, com o tempo esta prática foi se expandindo para diversas outras áreas, inclusive ligadas à atividade-fim da empresa, tal como a manutenção. Utilizando como instrumental teórico aspectos ligados a terceirização, as teorias de Economia dos Custos de Transação, isomorfismo organizacional e modismo gerencial, este trabalho analisa a terceirização das atividades de manutenção e os modelos de contratos existentes. Por se tratar de um estudo de caso, foi avaliado o processo de terceirização da Caraíba Metais, onde diversas atividades são terceirizadas, mas, em 2004, foi iniciado um processo de reintegração vertical de algumas destas atividades, o que apresenta um indício de insatisfação com a prática da terceirização nesta empresa. Como complementação, foi analisado, também, como ocorreu a implantação deste recuo da terceirização das atividades de manutenção, e comparado este processo com o utilizado na implantação da terceirização. O estudo da reintegração das atividades de manutenção industrial foi iniciado com a apresentação do papel da manutenção no processo produtivo e do impacto desta atividade nos custos de transação. O estudo empírico permitiu que se concluísse que o insucesso do processo de terceirização decorreu da falta de planejamento, da busca apenas pela redução imediata de custo, do alto custo da transação e da estrutura inadequada de contrato adotada pela empresa. O resultado obtido indica também que no recuo da terceirização, a busca por um retorno em curto prazo, pode estar induzindo a empresa a alguns erros semelhantes aos cometidos anteriormente.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.sourcehttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/walmir_maia_rocha_lima_neto.pdfpt_BR
dc.subjectterceirizaçãopt_BR
dc.subjectmanutençãopt_BR
dc.subjectcustos de transaçãopt_BR
dc.subjectmodismo gerencialpt_BR
dc.subjectisomo rfismo organizacionalpt_BR
dc.subjectoutsourcingpt_BR
dc.subjectmaintenancept_BR
dc.subjecttransaction costspt_BR
dc.subjectmanagement fashionismpt_BR
dc.subjectisomorphism organizationalpt_BR
dc.titleQuando a terceirização não funciona: a “primeirização” das atividades de manutenção industrial na caraíba metais.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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