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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8071
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRêgo, Rita de Cássia Franco-
dc.contributor.authorNovaes, Maryana Dias-
dc.creatorNovaes, Maryana Dias-
dc.date.accessioned2013-01-23T13:11:13Z-
dc.date.available2013-01-23T13:11:13Z-
dc.date.issued2013-01-23-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8071-
dc.description.abstractNos últimos anos tem sido crescente o interesse dos especialistas em transtorno bipolar pediátrico (TBP) pois hoje sabese que muitos adultos apresentam o início na infância e na adolescência. Atualmente, as discussões concentram-se sobre os recursos e instrumentos para diagnosticá-lo e tratá-lo, devido às diferenças na apresentação da doença nessa faixa etária, quando comparada a indivíduos adultos, e a dificuldade das crianças em definirem os sintomas. Objetivo: abordar os critérios diagnósticos mais utilizados atualmente para TBP. Metodologia: revisão da literatura, através de buscas no MEDLINE. Em seguida, foi feita análise dos artigos encontrados, com foco nos critérios e instrumentos utilizados como apoio diagnóstico de TBP. Resultados: dos 27 artigos estudados, apenas um artigo não utilizou o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (Quarta edição, Revisão de Texto) (DSM-IV-TR) como critério diagnóstico. Dentre os instrumentos de apoio a diagnóstico, os mais utilizados foram Kiddie Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School-Age Children- Present and Lifetime Version (KSADS-PL), Washington University in St. Louis Kiddie Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia (WASH-U-KSADS), Kiddie Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia Epidemiological Version (KSADS-E), Children's Global Assessment Scale (C-GAS), nessa ordem de frequência. Notou-se que a maior porcentagem de instrumentos inclui irritabilidade, necessidade diminuída de sono e ciclagem rápida como temas importantes para serem questionados, pontos que, apesar da prevalência como queixas da apresentação pediátrica, não são inclusos no DSM-IV. Mesmo com aumento de adaptações desses instrumentos à realidade brasileira, ainda é pequena a porcentagem dos que foram validados, dificultando o diagnóstico. Conclusão: Com disponibilidade de um maior número de instrumentos de qualidade em nosso meio, constituirá um passo fundamental para a identificação dos problemas de saúde mental infantil mais frequentes e de seus fatores de risco, permitindo o melhor planejamento das políticas de saúde mental na infância e a avaliação das intervenções e tratamentos oferecidos, refletindo em qualidade de vida, com menos sofrimento, para os acometidos, diagnósticos cada vez mais precoces, melhorando o resultado da terapêutica, e menos prejuízo cognitivo e social. Com este estudo, foi notada a necessidade da revisão dos critérios diagnósticos determinados pelo DSM-IV e pela Classificação Internacional de Doenças (CID-10) e a importância dos profissionais não se aterem apenas a eles, mas também utilizarem de outros meios para a abordagem de TBP.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTranstorno bipolarpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectPsiquiatriapt_BR
dc.titleCritérios diagnósticos para transtorno bipolar na infância e na adolescência - uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

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