Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rêgo, Rita de Cássia Franco | - |
dc.contributor.author | Novaes, Maryana Dias | - |
dc.creator | Novaes, Maryana Dias | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-23T13:11:13Z | - |
dc.date.available | 2013-01-23T13:11:13Z | - |
dc.date.issued | 2013-01-23 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8071 | - |
dc.description.abstract | Nos últimos anos tem sido
crescente o interesse dos especialistas em transtorno bipolar pediátrico (TBP) pois hoje sabese
que muitos adultos apresentam o início na infância e na adolescência. Atualmente, as
discussões concentram-se sobre os recursos e instrumentos para diagnosticá-lo e tratá-lo,
devido às diferenças na apresentação da doença nessa faixa etária, quando comparada a
indivíduos adultos, e a dificuldade das crianças em definirem os sintomas. Objetivo: abordar
os critérios diagnósticos mais utilizados atualmente para TBP. Metodologia: revisão da
literatura, através de buscas no MEDLINE. Em seguida, foi feita análise dos artigos
encontrados, com foco nos critérios e instrumentos utilizados como apoio diagnóstico de
TBP. Resultados: dos 27 artigos estudados, apenas um artigo não utilizou o Diagnostic and
Statistical Manual of Mental Disorders (Quarta edição, Revisão de Texto) (DSM-IV-TR)
como critério diagnóstico. Dentre os instrumentos de apoio a diagnóstico, os mais utilizados
foram Kiddie Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School-Age Children-
Present and Lifetime Version (KSADS-PL), Washington University in St. Louis Kiddie
Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia (WASH-U-KSADS), Kiddie Schedule for
Affective Disorders and Schizophrenia Epidemiological Version (KSADS-E), Children's
Global Assessment Scale (C-GAS), nessa ordem de frequência. Notou-se que a maior
porcentagem de instrumentos inclui irritabilidade, necessidade diminuída de sono e ciclagem
rápida como temas importantes para serem questionados, pontos que, apesar da prevalência
como queixas da apresentação pediátrica, não são inclusos no DSM-IV. Mesmo com aumento
de adaptações desses instrumentos à realidade brasileira, ainda é pequena a porcentagem dos
que foram validados, dificultando o diagnóstico. Conclusão: Com disponibilidade de um
maior número de instrumentos de qualidade em nosso meio, constituirá um passo
fundamental para a identificação dos problemas de saúde mental infantil mais frequentes e de
seus fatores de risco, permitindo o melhor planejamento das políticas de saúde mental na
infância e a avaliação das intervenções e tratamentos oferecidos, refletindo em qualidade de
vida, com menos sofrimento, para os acometidos, diagnósticos cada vez mais precoces,
melhorando o resultado da terapêutica, e menos prejuízo cognitivo e social. Com este estudo,
foi notada a necessidade da revisão dos critérios diagnósticos determinados pelo DSM-IV e
pela Classificação Internacional de Doenças (CID-10) e a importância dos profissionais não
se aterem apenas a eles, mas também utilizarem de outros meios para a abordagem de TBP. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transtorno bipolar | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Psiquiatria | pt_BR |
dc.title | Critérios diagnósticos para transtorno bipolar na infância e na adolescência - uma revisão sistemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)
|