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dc.contributor.advisorFernandes, Sônia Regina Pereira-
dc.contributor.authorLeal, Aline Luisa de Andrade-
dc.creatorLeal, Aline Luisa de Andrade-
dc.date.accessioned2013-01-22T20:10:47Z-
dc.date.available2013-01-22T20:10:47Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8054-
dc.descriptionp. 1 - 92pt_BR
dc.description.abstractBem-estar no trabalho é um tema que vem despertando atenção crescente de diversos pesquisadores nos últimos tempos. O objetivo desta pesquisa foi analisar trabalho de docentes do ensino superior e os níveis de bem-estar no trabalho. Dentre as diversas concepções de bem-estar – subjetivo, psicológico, social e do trabalho – adotou-se o bem-estar no trabalho, representado por três dimensões: satisfação no trabalho, envolvimento com o trabalho e comprometimento organizacional afetivo. O método utilizado foi um desenho de estudo transversal. Os participantes foram 31 docentes de uma universidade pública, localizada na Região Metropolitana de Salvador, no Estado da Bahia, sendo 74,2% homens e 25,8% mulheres, distribuídos entre solteiros e casados. O instrumento de coleta de dados foi um roteiro de entrevista semi-estruturada e um questionário auto-aplicável composto por três escalas que mediram as variáveis do estudo. A análise dos dados utilizou um pacote estatístico e, para caracterização dos participantes, foram realizadas análises descritivas simples – freqüências, médias e desvios-padrão. Os resultados deste estudo revelaram que, de uma forma geral, os docentes consideram que existe bem-estar no trabalho deles. Em relação à satisfação no trabalho, eles encontram-se insatisfeitos com o salário, medianamente satisfeitos com as promoções e com os colegas de trabalho e satisfeitos com a natureza do trabalho e com a chefia. Os participantes não se mostraram totalmente envolvidos com o trabalho. Sobre o comprometimento organizacional afetivo foi possível perceber que está presente no estabelecimento dos vínculos dos professores. Acredita-se que este estudo possa contribuir para aumentar o conhecimento sobre a relação entre a práxis dos docentes do ensino superior público e bem-estar no trabalho.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.sourcehttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/aline_luisa_de_a_leal.pdfpt_BR
dc.subjectprofessor universitáriopt_BR
dc.subjectbem-estar no trabalhopt_BR
dc.subjectsaúde no trabalhopt_BR
dc.subjectcollege professorpt_BR
dc.subjectwell-being at workpt_BR
dc.subjecthealth at workpt_BR
dc.titleBem-estar no trabalho entre docentes universitários: estudo de caso em uma ies públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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