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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8054
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Fernandes, Sônia Regina Pereira | - |
dc.contributor.author | Leal, Aline Luisa de Andrade | - |
dc.creator | Leal, Aline Luisa de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-22T20:10:47Z | - |
dc.date.available | 2013-01-22T20:10:47Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8054 | - |
dc.description | p. 1 - 92 | pt_BR |
dc.description.abstract | Bem-estar no trabalho é um tema que vem despertando atenção crescente de diversos pesquisadores nos últimos tempos. O objetivo desta pesquisa foi analisar trabalho de docentes do ensino superior e os níveis de bem-estar no trabalho. Dentre as diversas concepções de bem-estar – subjetivo, psicológico, social e do trabalho – adotou-se o bem-estar no trabalho, representado por três dimensões: satisfação no trabalho, envolvimento com o trabalho e comprometimento organizacional afetivo. O método utilizado foi um desenho de estudo transversal. Os participantes foram 31 docentes de uma universidade pública, localizada na Região Metropolitana de Salvador, no Estado da Bahia, sendo 74,2% homens e 25,8% mulheres, distribuídos entre solteiros e casados. O instrumento de coleta de dados foi um roteiro de entrevista semi-estruturada e um questionário auto-aplicável composto por três escalas que mediram as variáveis do estudo. A análise dos dados utilizou um pacote estatístico e, para caracterização dos participantes, foram realizadas análises descritivas simples – freqüências, médias e desvios-padrão. Os resultados deste estudo revelaram que, de uma forma geral, os docentes consideram que existe bem-estar no trabalho deles. Em relação à satisfação no trabalho, eles encontram-se insatisfeitos com o salário, medianamente satisfeitos com as promoções e com os colegas de trabalho e satisfeitos com a natureza do trabalho e com a chefia. Os participantes não se mostraram totalmente envolvidos com o trabalho. Sobre o comprometimento organizacional afetivo foi possível perceber que está presente no estabelecimento dos vínculos dos professores. Acredita-se que este estudo possa contribuir para aumentar o conhecimento sobre a relação entre a práxis dos docentes do ensino superior público e bem-estar no trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.source | http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/aline_luisa_de_a_leal.pdf | pt_BR |
dc.subject | professor universitário | pt_BR |
dc.subject | bem-estar no trabalho | pt_BR |
dc.subject | saúde no trabalho | pt_BR |
dc.subject | college professor | pt_BR |
dc.subject | well-being at work | pt_BR |
dc.subject | health at work | pt_BR |
dc.title | Bem-estar no trabalho entre docentes universitários: estudo de caso em uma ies pública | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (NPGA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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