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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVarela, Aida Varela-
dc.contributor.authorPeres, Ricardo Luís Rodrigues-
dc.creatorPeres, Ricardo Luís Rodrigues-
dc.date.accessioned2013-01-16T20:43:46Z-
dc.date.available2013-01-16T20:43:46Z-
dc.date.issued2008-08-20-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7957-
dc.description.abstractEsta dissertação se propôs a examinar como o estudante universitário identifica e recupera a informação disponibilizada na Internet de modo a satisfazer sua necessidade de estudo e a elaboração de seus trabalhos acadêmicos. Como tal, constituiu-se em um estudo de caso de caráter exploratório, focado nos alunos do curso de graduação em Administração de uma instituição particular de ensino superior. O levantamento dos dados foi feito através de um questionário desdobrado em quatro contextos de investigação específicos. Delineou as características pessoais, sociais, econômicas, de trabalho e de formação no ensino médio de cada estudante. Identificou habilidades e práticas para uso dos recursos tecnológicos associados aos computadores e de acesso à Internet. Examinou os canais utilizados na recuperação da informação, incluindo aqui a Internet, mas não somente ela como alternativa. Investigou a práxis do estudante na organização dos textos de estudo e de trabalhos a serem apresentados, buscando aspectos como compreensão de conteúdos e resolução de dúvidas. Com base nas tabelas produzidas, identificou perfis e padrões, e delineou o quadro característico de comportamento informacional deste universo de pesquisa. Nesse contexto, ficou claro que a grande maioria dos estudantes considera a Internet como primeira e principal opção para recuperar a informação, usando basicamente os buscadores gerais mais conhecidos e os portais de notícias. Constatou-se a omissão do professor no fornecimento de referências e na adoção de critérios mais rigorosos de avaliação dos trabalhos acadêmicos, o que leva à elaboração de trabalhos pouco fundamentados, ou à simples cópia eletrônica de conteúdo. Como reflexo disso, tem-se o pragmatismo do estudante e a superficialidade do estudo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectRecuperaçãopt_BR
dc.subjectUniversitáriopt_BR
dc.titleO estudante universitário e a recuperação da informação na Internetpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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