Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tenório, Robinson Moreira | - |
dc.contributor.author | Gentil, Christianne Pamplona | - |
dc.creator | Gentil, Christianne Pamplona | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-16T19:01:35Z | - |
dc.date.available | 2013-01-16T19:01:35Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7941 | - |
dc.description | p. 1 - 89 | pt_BR |
dc.description.abstract | Buscou-se, neste estudo, investigar a percepção dos participantes de um Programa de
Avaliação de Competências, aplicado em uma empresa de serviços do Polo
Petroquímico de Camaçari. A investigação e a interpretação dos resultados foram
realizadas a partir de três dimensões de análise. Primeiro buscou-se conhecer a
percepção que os participantes tiveram do próprio programa de avaliação de
competências, em seguida, houve o interesse na percepção do programa diante dos
impactos profissionais gerados após sua implantação e, por fim, buscou-se conhecer a
percepção do programa frente aos impactos pessoais. Observou-se, ao final das análises,
que o modelo do programa de avaliação de competência aplicado na empresa foi
considerado como acolhedor pelos entrevistados e oportuno para o autoconhecimento e
crescimento pessoal. Não houve, entretanto, nenhuma comprovação de que o programa
tenha gerado impactos objetivos na ascensão profissional dos avaliados dentro da
empresa. No decorrer da pesquisa, foi possível observar que a avaliação de
competências pode influenciar a competitividade da empresa e o desejo de nela
permanecer, desde que esteja atrelada a outros aspectos, considerados na literatura como
suporte organizacional (liderança, justiça salarial, oportunidade de ascensão
profissional). O programa de avaliação de competências favoreceu a identificação e o
desenvolvimento de competências individuais que se refletiram no ambiente de trabalho
e também na produtividade, segundo depoimentos práticos dos próprios entrevistados.
Porém, outrora, insatisfeitos com o suporte organizacional percebido, transferiram suas
novas competências, adquiridas no programa, para outras empresas, inclusive as
concorrentes. Os depoimentos concedidos pelos entrevistados às pesquisadoras
tornaram possível a investigação dos objetivos do estudo e, também, evidenciaram
fragilidades significativas nos processos de gestão de pessoas. A observância de tais
fragilidades, quando numa vertente empresarial, deve servir como alerta para que as
políticas de gestão de pessoas sejam revistas, a fim de que a empresa se mantenha
competitiva no mercado de serviços terceirizados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.source | http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/christianne_pamplona_gentil.pdf | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Percepção de suporte organizacional | pt_BR |
dc.subject | Modernidade organizacional | pt_BR |
dc.subject | Competitividade | pt_BR |
dc.subject | Empregabilidade | pt_BR |
dc.subject | Competences | pt_BR |
dc.subject | Perception of organizational support | pt_BR |
dc.subject | Organizational modernity | pt_BR |
dc.subject | Competitiveness | pt_BR |
dc.subject | Employability | pt_BR |
dc.title | Avaliação de competências: a percepção dos participantes do programa realizado em uma empresa de serviços | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)
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