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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7941
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTenório, Robinson Moreira-
dc.contributor.authorGentil, Christianne Pamplona-
dc.creatorGentil, Christianne Pamplona-
dc.date.accessioned2013-01-16T19:01:35Z-
dc.date.available2013-01-16T19:01:35Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7941-
dc.descriptionp. 1 - 89pt_BR
dc.description.abstractBuscou-se, neste estudo, investigar a percepção dos participantes de um Programa de Avaliação de Competências, aplicado em uma empresa de serviços do Polo Petroquímico de Camaçari. A investigação e a interpretação dos resultados foram realizadas a partir de três dimensões de análise. Primeiro buscou-se conhecer a percepção que os participantes tiveram do próprio programa de avaliação de competências, em seguida, houve o interesse na percepção do programa diante dos impactos profissionais gerados após sua implantação e, por fim, buscou-se conhecer a percepção do programa frente aos impactos pessoais. Observou-se, ao final das análises, que o modelo do programa de avaliação de competência aplicado na empresa foi considerado como acolhedor pelos entrevistados e oportuno para o autoconhecimento e crescimento pessoal. Não houve, entretanto, nenhuma comprovação de que o programa tenha gerado impactos objetivos na ascensão profissional dos avaliados dentro da empresa. No decorrer da pesquisa, foi possível observar que a avaliação de competências pode influenciar a competitividade da empresa e o desejo de nela permanecer, desde que esteja atrelada a outros aspectos, considerados na literatura como suporte organizacional (liderança, justiça salarial, oportunidade de ascensão profissional). O programa de avaliação de competências favoreceu a identificação e o desenvolvimento de competências individuais que se refletiram no ambiente de trabalho e também na produtividade, segundo depoimentos práticos dos próprios entrevistados. Porém, outrora, insatisfeitos com o suporte organizacional percebido, transferiram suas novas competências, adquiridas no programa, para outras empresas, inclusive as concorrentes. Os depoimentos concedidos pelos entrevistados às pesquisadoras tornaram possível a investigação dos objetivos do estudo e, também, evidenciaram fragilidades significativas nos processos de gestão de pessoas. A observância de tais fragilidades, quando numa vertente empresarial, deve servir como alerta para que as políticas de gestão de pessoas sejam revistas, a fim de que a empresa se mantenha competitiva no mercado de serviços terceirizados.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.sourcehttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/christianne_pamplona_gentil.pdfpt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectPercepção de suporte organizacionalpt_BR
dc.subjectModernidade organizacionalpt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectEmpregabilidadept_BR
dc.subjectCompetencespt_BR
dc.subjectPerception of organizational supportpt_BR
dc.subjectOrganizational modernitypt_BR
dc.subjectCompetitivenesspt_BR
dc.subjectEmployabilitypt_BR
dc.titleAvaliação de competências: a percepção dos participantes do programa realizado em uma empresa de serviçospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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