Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Rubens Ribeiro Gonçalves da-
dc.contributor.authorTerso, Iole Costa-
dc.creatorTerso, Iole Costa-
dc.date.accessioned2013-01-16T16:24:58Z-
dc.date.available2013-01-16T16:24:58Z-
dc.date.issued2009-08-17-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7930-
dc.description.abstractPesquisa que objetivou identificar e analisar a inter-relação entre os conceitos de alfabetização informacional, tecnologia e informação, no cotidiano do universo de bibliotecários atuantes no total das Instituições de Ensino Superior privadas instaladas na cidade do Salvador, Bahia até maio de 2008. Para tanto, investigou como as tecnologias digitais são utilizadas e compreendidas pelos bibliotecários, percebendo como o profissional apreende a sua prática, no sentido das possibilidades de transformação social. Como metodologia da pesquisa, utiliza o método de abordagem dialético materialista, os procedimentos monográfico, histórico e estatístico e como técnicas de coleta de dados, a documentação indireta (pesquisa bibliográfica e documental) e a observação direta extensiva (aplicação de formulário). Foram visitadas 53 Instituições de Ensino Superior privadas para aplicação do instrumento de coleta de dados entre os seus 60 bibliotecários, registrando suas impressões sobre seus conhecimentos e experiências com sistemas informáticos e estratégias de busca, localização e recuperação de conteúdos informacionais nas redes digitais. A partir dos resultados obtidos, a pesquisa conclui que a vinculação estabelecida entre tecnologia e informação permite entender dialeticamente a contradição na qual o universo investigado se insere. A contradição é representada pelo aprofundamento da diferenciação entre as práticas tradicionais da Biblioteconomia e as novas vias de compartilhamento do conhecimento pelas vias digitais. A superação de tal contradição traduz-se no exercício da alfabetização informacional, pois ao ampliar a sua consciência em direção às novas possibilidades do conhecimento pelo domínio do real sentido da tecnologia, o bibliotecário oportuniza a transformação qualitativa do seu meio.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetização informacionalpt_BR
dc.subjectCompetência em informação Bibliotecáriospt_BR
dc.subjectMaterialismo dialéticopt_BR
dc.subjectTecnologia – aspectos sociaispt_BR
dc.titleAlfabetização informacional e o uso de tecnologias por bibliotecários de Instituições de Ensino Superior privadas no município do Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final.pdf638,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.