Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7824
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLubisco, Nídia Maria Lienert-
dc.contributor.authorSantos, Jovenilda Freitas dos-
dc.creatorSantos, Jovenilda Freitas dos-
dc.date.accessioned2013-01-11T21:01:13Z-
dc.date.available2013-01-11T21:01:13Z-
dc.date.issued2013-01-11-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7824-
dc.description.abstractPesquisa exploratória de natureza qualitativa, a qual destaca a importância da utilização do marketing a serviço da biblioteca pública, abordando os fatores que podem ser considerados para o estabelecimento de uma organização orientada para o usuário, tendo em vista que o marketing tem sua raiz na mentalidade voltada para o cidadão, indo muito além da comunicação. Assim, a pesquisa objetivou, por via da concepção dos gestores de bibliotecas públicas da cidade do Salvador, identificar e analisar os entraves para implantar, de forma sistêmica, os procedimentos integrados de marketing nessas unidades de informação. O estudo de investigação contou com duas fases: a priori, sobretudo embasada nos ensinamentos de Ranganathan, procedeu-se a uma revisão de literatura, a fim de estabelecer conceitos, diagnosticar, coletar e analisar as informações levantadas; a investigação empírica foi a etapa em que se realizou a observação não participante e as entrevistas estruturadas com o universo da pesquisa, composto por oito bibliotecários gestores. A seguir, utilizou-se um roteiro com questões essencialmente estruturadas. Os resultados foram apresentados e analisados em conjunto, permitindo inferir que estes gestores reconheciam a importância do marketing para subsidiar no bom desempenho das suas atividades. Contudo, tais ações revelaram-se limitadas, devido às falhas identificadas no perfil administrativo, provocado em boa medida pela ausência da disciplina no currículo de graduação; desconhecimento do potencial das técnicas do marketing empregadas numa biblioteca, sendo notória a confusão conceitual e redução de suas práticas às ações de propaganda e de vendas. A conclusão é de que tais entraves contribuem para a não orientação da biblioteca em atender as preferências do usuário, estando a aplicação correta do marketing condicionada à aquisição de um novo perfil administrativo do bibliotecário gestor, no sentido de melhor conhecer as ferramentas do marketing para que sejam usadas de forma a garantir o apoio das pessoas para a biblioteca aumentar a utilização de seus produtos e serviços e despertar positivamente os hábitos da população ao dirigir serviços e produtos de acordo com as necessidades e preferências desses usuários.pt_BR
dc.description.sponsorshipBolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectBiblioteca Públicapt_BR
dc.subjectGestão de Marketingpt_BR
dc.subjectMarketing – Barreiras em biblioteca públicapt_BR
dc.subjectFormação Bibliotecário Gestorpt_BR
dc.titleMarketing na gestão de bibliotecas públicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mkt Gestão BP ago. 2012 revisto.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.