Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gomes, Wellington | - |
dc.contributor.author | Escudeiro, Daniel Alexander de Souza | - |
dc.creator | Escudeiro, Daniel Alexander de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-03T17:36:11Z | - |
dc.date.available | 2013-01-03T17:36:11Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7727 | - |
dc.description | 319 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em mente que os caminhos para a atividade composicional podem permear uma
abordagem específica, procura-se neste trabalho direcioná-la pelo viés intertextual para a
composição de uma obra para violão e orquestra. A discussão é relevante, tendo em vista o
crescente interesse pelo assunto e sua aplicabilidade no meio musical. O recorte bibliográfico
na literatura — Bakhtin (2010), Kristeva (2005), Genette (2006), Bloom (2002) e Sant’Anna
(2003) — relaciona-se com autores da área de música pelo olhar da teoria intertextual. Foram
escolhidas as músicas do compositor brasileiro Guinga (1950), para voz e violão, como “texto
de partida”, com o fim de utilizar a produção musical dele como suporte analítico e
composicional. Encontrou-se no mundo cancioneiro de Guinga um diálogo com diversas
tendências e um acurado senso de utilização idiomática no acompanhamento de violão das
suas canções. Analisamos processos em que o idiomatismo pode ser empregado como uma
ferramenta composicional viável, especialmente no universo violonístico. Isso possibilitou
uma concepção composicional advinda de parâmetros intertextuais e idiomáticos
(violonísticos), em que foram tratadas algumas atitudes compositivas. Esse direcionamento
apontou para uma intertextualidade idiomática. Concomitantemente, foram desenvolvidos
musicalmente alguns dos recursos específicos relacionados à literatura, como epígrafe,
citação, paródia, entre outros. Verificou-se também uma aproximação da teoria intertextual
com o pós-modernismo, averiguada em discussões sobre o assunto. O resultado do trabalho
pode ser conferido na peça Aporia, na qual foram abordadas algumas das questões estéticas,
idiomáticas e intertextuais propostas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Composição Musical | pt_BR |
dc.subject | Intertextualidade | pt_BR |
dc.subject | Idiomatismo | pt_BR |
dc.subject | Violão | pt_BR |
dc.subject | Orquestra | pt_BR |
dc.subject | Guinga | pt_BR |
dc.subject | Music Composition | pt_BR |
dc.subject | Intertextuality | pt_BR |
dc.subject | Idioms | pt_BR |
dc.subject | Classical Guitar | pt_BR |
dc.subject | Orchestra | pt_BR |
dc.subject | Guinga | pt_BR |
dc.title | Aporia: um caminho para a composição musical intertextual | pt_BR |
dc.title.alternative | Programa de pós-graduação em música | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS)
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