Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz | - |
dc.contributor.author | Pires, Ana Paula Ivo | - |
dc.creator | Pires, Ana Paula Ivo | - |
dc.date.accessioned | 2012-12-19T19:53:25Z | - |
dc.date.available | 2012-12-19T19:53:25Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7690 | - |
dc.description | 159 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta o resultado do esforço em compreender o elenco de
competências emergentes requerido aos diretores da Secretaria de Educação da Bahia –
Órgãos da Administração Direta, relacionados ao ensino médio, no período de janeiro/2007 a
setembro/2010, e inferir as relações possíveis entre essas competências e os modelos de
gestão vigentes, levantados a partir dos critérios de avaliação do GesPública e analisados sob
a ótica da proposição de Quinn (et al., 2003). Para tanto, complementam as informações da
unidade de análise e de mapeamento das competências e estilo de gestão, a fundamentação
conceitual sobre a competência e alguns conceitos e tipos emergentes, além das competências
individuais, aprendizagem e o papel dos líderes e as competências organizacionais. A partir da
verificação teórica, constatou-se que as competências essenciais se pautam em um conjunto
articulado de saberes: “saber agir com pertinência”; “saber mobilizar” experiências e
conhecimentos em um contexto profissional, no qual se observa especialmente a existência
dos eventos; “saber transpor”; “saber aprender e aprender a aprender”; além do “saber
envolver-se”. Esse conjunto de saberes, segundo Le Boterf (2003) e Zarifian (2008) reflete o
desafio da busca constante por novas competências e essa busca sofre contingências do
contexto na qual se insere. Ao alcançar o objetivo da pesquisa, ficou claro que a SEC é
caracterizada predominantemente como pertencente ao modelo dos processos internos, visto a
freqüência das competências sociais exigidas aos seus diretores administrativos e cujos
valores competitivos estão focados na estabilidade e controle, bem como no ambiente interno
através da documentação e gerenciamento. Tais competências estão ainda relacionadas aos
papéis de liderança os quais se sobressaíram o papel do mentor (modelo das relações
humanas) como o de maior exigência e os papéis de inovador e negociador como aqueles de
menor freqüência de competências exigidas, cujo conjunto está correlacionado aos valores
competitivos da inovação e adaptação e do crescimento e aquisição de recurso. Ainda ao
verificar o perfil de gestão da Secretaria foi possível verificar que a sua estrutura de práticas e
políticas é prevalecente, ao serem consideradas parcialmente adequadas ou adequadas, ambas
em início de início de implementação, quando obrigatórias pelos trâmites legais ou ainda ao
se referir à fase de planejamento. Já ao fazer referência à manutenção, monitoramento e
controles, tais fases foram avaliadas como, na maioria, práticas inadequadas ou até mesmo
inexistentes, em especial no que diz respeito às iniciativas do fator pessoas. Portanto, pôde-se
concluir em relação a estes e outros aspectos estudados que a SEC, embora bem representada
por cada um dos modelos de gestão (QUINN, et al., 2003) e as suas respectivas competências
sociais, está carente no aperfeiçoamento do alinhamento tanto do entendimento, avaliação e
foco de esforços voltados para o desenvolvimento das competências individuais,
aprendizagem e papéis exigidos aos diretores entre estes e os seus superiores hierárquicos
(superintendentes e diretor geral), quanto na otimização do equilíbrio daquelas competências
relacionadas à concretização daquilo idealizado, possibilitando agregar valor à organização e
a obtenção do melhor aproveitamento das vantagens existentes em cada modelo de gestão
estudado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.source | http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/ana_paula_ivo_pires.pdf | pt_BR |
dc.subject | competências profissionais | pt_BR |
dc.subject | saberes | pt_BR |
dc.subject | evento | pt_BR |
dc.subject | papel do líder | pt_BR |
dc.subject | modelo de gestão | pt_BR |
dc.subject | Gespública | pt_BR |
dc.title | Competências profissionais, práticas e políticas organizacionais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)
|