Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.author | Fontoura, Elaine Guedes | - |
dc.contributor.author | La Torre, Maristela Pina dos Santos | - |
dc.contributor.author | Rosa, Darci de Oliveira Santa | - |
dc.contributor.author | Vieira, Therezinha Teixeira | - |
dc.creator | Fontoura, Elaine Guedes | - |
dc.creator | La Torre, Maristela Pina dos Santos | - |
dc.creator | Rosa, Darci de Oliveira Santa | - |
dc.creator | Vieira, Therezinha Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2012-09-26T19:44:01Z | - |
dc.date.available | 2012-09-26T19:44:01Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.issn | 2178-8650 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6824 | - |
dc.description | p. 59-68, jan./abr | pt_BR |
dc.description.abstract | A formação voltada para uma prática cidadã requer um ensino que ofereça, às profissionais enfermeiras, condições para desenvolver competências relativas não somente a aspectos técnicos, mas também para posicionar-se, de forma crítica e reflexiva, diante dos dilemas éticos e morais quando no exercício do seu trabalho. As pressões do cotidiano geram a necessidade de identificar-se os valores morais que possam interferir na tomada de decisões. O ensino da ética nos cursos de graduação em enfermagem deve fornecer ferramentas úteis para um agir profissional ético. Este artigo teve como questão norteadora: Como o processo de formação do enfermeiro pode possibilitar um agir profissional ético, em sua prática? A pesquisa bibliográfica realizada teve como objetivos refletir sobre o processo de formação da enfermeira para um agir ético e identificar como os valores morais/éticos refletem no processo de tomada de decisão profissional. Foram encontrados 32 artigos e selecionados 25 após leitura dos respectivos resumos. Utilizou-se o método de leitura científica e organizou-se o artigo em quatro seções. Conclui-se que é necessário
um agir ético à vista do qual alguns desafios são colocados. Sob esse aspecto, é bastante pertinente a visão da integralidade que rompe com a concepção fragmentada do homem, do mundo, da sociedade e da educação. Na prática profissional, deve ser evitado o juízo de valores, principalmente se influenciar nas decisões. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.source | http://www.portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4936/4334 | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ética de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Tomada de decisão | pt_BR |
dc.title | Processo De Formação Da Enfermeira Para Um Agir Ético | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista Baiana de Enfermagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 25, n. 1 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem)
|