Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6789
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A EDUCAÇÃO SOMÁTICA NA FORMAÇÃO DO ATOR: A CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO PILATES
Título(s) alternativo(s): REPERTÓRIO: Teatro e Dança
Autor(es): Denovaro, Daniel Becker
Autor(es): Denovaro, Daniel Becker
Abstract: Este artigo pretende discutir a aplicação da educação somática na formação de atores e argumentar a inclusão do Método Pilates como uma prática que contribui para este campo de pesquisa. Oferece uma reflexão sobre a responsabilidade do ator sobre seu corpo e estimula os cuidados para manter um estado de saúde física. Relaciona os princípios da educação somática, a partir de autores como Sylvie Fortin, Márcia Strazzacappa, Débora Bolsanello, Yvan Joly, Marise Léo Pestana, Odette Guimond, entre outros.
Palavras-chave: Teatro
Educação somática
Método Pilates
Preparação corporal de atores
Théâtre
Éducation somatique
La méthode Pilates
Préparation corporelle des acteurs
Editora / Evento / Instituição: REPERTÓRIO: Teatro e Dança
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6789
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (EBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
66.pdf497,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.