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dc.contributor.authorLeite, José Lourenço Araújo-
dc.creatorLeite, José Lourenço Araújo-
dc.date.accessioned2012-09-23T14:35:53Z-
dc.date.available2012-09-23T14:35:53Z-
dc.date.issued2012-09-23-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6769-
dc.description.abstractSem o mito de Eros e Psyqué não se poderia vislumbrar a Melancolia divina. Melancolia essa que desencadeara a inveja do humano. Eros não poderia mais viver sem o sabor da densidade da alma humana; sem sentir a dor da ausência de outrem em sua carne10; sem o perfume das flores e orvalho das árvores; sem o calor do sol e o brilho da lua; sem o gemido do prazer e do gosto do beijo de Psyqué11. Doravante, os deuses foram 10 Vale ressaltar que Eros tão-somente sente o odor e o prazer da vida quando encarna no mundo do humano. Isso se devia quando visitara Psyqué. No Olympo não há vida, unicamente ser. Isto é, não há existência. Os deuses apenas são. (N. do A.). 11 O bem causado e causa de Eros ainda nos põe numa atitude de grande ambigüidade. Como se pode entender essa anterioridade como causa de todos os bens se com eles advêm às piores dores e os piores ódios que um ente pode suportar...? Eros, a guisa de Afrodite, antes de seduzir Psiqué, não conhecia o sabor da sensação que somente o corpo pode dar. Todavia, ao vir todas as noites, soturnamente, quedar com Psiqué, pouco a pouco, foi percebendo o quanto se pode experimentar de algo que nele mantinha-se em suspensão. É, definitivamente, Psiqué que o encerra na mais sutil e 6 humanizados e os homens divinizados. A transcendência houvera visitado a humanidade para sempre e para sempre deseja retornar. Bastando apenas que seja evocada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEROSpt_BR
dc.subjectMELANCOLIApt_BR
dc.titleEros: da Concupiscência à Melancoliapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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