Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6762
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Paulo Fernando de Almeida-
dc.creatorSouza, Paulo Fernando de Almeida-
dc.date.accessioned2012-09-21T13:22:42Z-
dc.date.available2012-09-21T13:22:42Z-
dc.date.issued2012-09-01-
dc.identifier.issn2179-7374-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6762-
dc.descriptionThis paper aims in searching for a reflection on the use of scientific methods of research in the field of graphic design, particularly during the Final Undergraduation Project (FUP). Based on the results of some projects developed by design students at the School of Fine Arts at Federal University of Bahia, Brazil, difficulties and gains achieved during the development of FUPs are pointed out, trying to find evidences of the use of scientific methods of research as differential to the decision making process in design. In this sense, two final undergraduation projects in graphic design are shown as examples of the adequate use of scientific research methods, considered essential for the development and for the results overall. This work is based on the exploratory method, trying to establish some starting points for the understanding of the role of scientific research in the background of graphic designers. The main contribution of this paper is to work as dashboard for a curriculum proposal in design at undergraduation level, which approximates the praxis of design to some scientific methods that better present a theoretical and practical discourse for designers.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo busca uma reflexão acerca da utilização da pesquisa científica no âmbito do design gráfico, particularmente na realização de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em nível de graduação. Com base nos resultados de projetos desenvolvidos por estudantes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, são apontadas algumas dificuldades e também ganhos percebidos durante a realização de TCCs, na busca de evidências que permitam identificar onde o uso de instrumentos de pesquisa adequadamente escolhidos poderia fazer uma significativa diferença nas tomadas de decisão de projeto. A título de exemplo, são apresentados dois Trabalhos de Conclusão de Curso onde a utilização de técnicas de pesquisa foram diferenciais no desenvolvimento dos projetos e, fundamentalmente, nos resultados obtidos. Este artigo é construído a partir de uma pesquisa exploratória, buscando pontos de partida e indagações para um melhor entendimento do papel da pesquisa científica na formação do designer gráfico. A principal contribuição deste trabalho é servir de guia para uma proposta curricular de graduação em design que aproxime a prática projetual das metodologias de pesquisa científica, visando uma maior adequação do discurso teórico-prático deste profissional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapes Pró-Equipamentos Institucional/UFBApt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUNESPpt_BR
dc.sourcewww.educacaografica.inf.brpt_BR
dc.subjectpesquisa científicapt_BR
dc.subjectgraduação em design gráficopt_BR
dc.subjecttrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subjectprática projetual em designpt_BR
dc.titlePesquisa aplicada ao design gráfico: reflexões e aprendizados a partir de trabalhos de conclusão de cursopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubBauru, SPpt_BR
dc.identifier.numberRevista Educação Gráfica, v.16, n.2, 2012, p. 104-122pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (EBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
eg_v16_n2_2012_souza.pdf2,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.