Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6409
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Relação entre comprimento craniocaudal e diâmetro da vesícula embrionária/fetal com idade de gestação por meio de avaliação ultra-sonográfica em ovino da raça Bergamácia
Título(s) alternativo(s): Arq. Bras. Med. Vet. Zootec.
Autor(es): Chalhoub, M.
Prestes, N.C.
Lopes, M. D.
Ribeiro Filho, A. L.
Lopes, R. M.
Trinca, L. A.
Autor(es): Chalhoub, M.
Prestes, N.C.
Lopes, M. D.
Ribeiro Filho, A. L.
Lopes, R. M.
Trinca, L. A.
Abstract: Este trabalho objetivou relacionar o diâmetro da vesícula embrionária/fetal (DVE) e comprimento craniocaudal do embrião/feto (CCC) do 15º ao 45º dia de gestação com a idade de gestação em ovelhas. Utilizaram-se 19 ovelhas adultas da raça Bergamácia, com cio sincronizado e cobertas por um mesmo reprodutor. A avaliação ultra-sonográfica foi realizada diariamente do 15º ao 30º dia após a cobrição e a cada cinco dias do 30º ao 45º dia, utilizando-se aparelho com transdutor linear de 5,0 e 7,5MHZ. O crescimento diário médio do DVE e CCC foi de 1,40mm e 1,33mm, respectivamente. A calibragem inversa obtida para DVE foi: Dias = -11 + 50(0,1 + 0,04log DVE)1/2, com R2 = 0,85 e para CCC foi: Dias = 13,63 + 12,5(-0,71 + 0,16CCC)1/2, com R2 = 0,93. Tanto o DVE como o CCC obtidos por ultra-sonografia são medidas pelas quais se pode prever a idade de gestação em ovelhas da raça Bergamácia.
Palavras-chave: Ovino
Ultra-sonografia
Gestação
Vesícula embrionária/fetal
Comprimento crâniocaudal
Editora / Evento / Instituição: Escola de Veterinária UFMG
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6409
Data do documento: 2001
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (EMV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Chalhoub, M..pdf208,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.