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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarneiro, Terezinha Féres-
dc.contributor.authorBastos, Antônio Virgílio Bittencourt-
dc.contributor.authorFeitosa, Maria Ângela Guimarães-
dc.contributor.authorMoura, Maria Lucia Seidl de-
dc.contributor.authorYamamoto, Oswaldo Hajime-
dc.creatorCarneiro, Terezinha Féres-
dc.creatorBastos, Antônio Virgílio Bittencourt-
dc.creatorFeitosa, Maria Ângela Guimarães-
dc.creatorMoura, Maria Lucia Seidl de-
dc.creatorYamamoto, Oswaldo Hajime-
dc.date.accessioned2012-06-11T18:51:25Z-
dc.date.available2012-06-11T18:51:25Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn0102-7972-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6100-
dc.descriptionp. 11-24pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa discutir lacunas, metas e condições para a expansão da Pós-Graduação em Psicologia no Brasil. Para tal, partiu-se de pressupostos de que é necessário levar em conta os objetivos a serem atingidos, consideradas as condições de exequibilidade previstas ou supostas. É inicialmente tratada a necessidade de expansão da Pós-Graduação na área da Psicologia. Concluindo afirmativamente, são traçadas as diversas metas e as condições necessárias para atingi-las: de caminhar para que todas as Unidades da Federação tenham Programas de Pós-Graduação na área e que, em cinco anos, já se observe mais cinco UF com novos programas; que todos que já têm mestrado passem a contar com doutorado; que nas UF que só têm programas em IES privadas sejam criados programas nas IES públicas; que em algumas UF de grande extensão territorial, sejam atendidas mais microrregiões. Para melhor equipar os Programas existentes com recursos humanos qualificados, propõe-se um crescimento anual de titulados na ordem de 10%. Analisando dados de levantamentos feitos, são discutidas dificuldades de proposição de metas com base em eventuais lacunas de subáreas, uma delas a falta de consenso sobre o que deve ser uma Área de Concentração ou Linha de Pesquisa. Tratou-se, então, dos objetivos da Pós-Graduação a serem atendidos com os tipos de expansão propostos, sendo discutida a questão dos mestrados profissionalizantes, sendo formulada a meta de induzir a proposição de Mestrados Profissionais, em Programas consolidados, até um limite inicial de 10% do sistema (da área), em um intervalo de dois anos. Sugere-se priorizar a qualificação/formação de gestores e profissionais no campo das políticas sociais (saúde, assistência). Metas são ainda propostas pensando a relação da pós e da graduação e das necessidades identificadas na formação. Novos estudos e levantamentos são necessários para atualizar os dados disponíveis para este trabalho e validar as propostas feitas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherScielopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000400003pt_BR
dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectExpansãopt_BR
dc.subjectLacunaspt_BR
dc.subjectMetaspt_BR
dc.titleLacunas, metas e condições para a expansão da pós-graduação em psicologia no paíspt_BR
dc.title.alternativePsicologia: Reflexão e Críticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.numberv. 23, n.1pt_BR
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