Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6059
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bandeira, Messias Guimarães | - |
dc.creator | Bandeira, Messias Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2012-06-04T01:02:35Z | - |
dc.date.available | 2012-06-04T01:02:35Z | - |
dc.date.issued | 2012-06-03 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6059 | - |
dc.description.abstract | As tecnologias da informação e da comunicação introduziram mudanças significativas nas sociedades e nos modos de produção da cultura. O modelo centralizador das chamadas indústrias culturais, porém, historicamente enraizado na noção unilateral de comunicação, parece obstruir o pleno fluxo da informação, seja ela de caráter científico, econômico, político ou cultural. O fenômeno de difusão e compartilhamento de músicas pela Internet, por sua vez, tem repercutido nas rotinas de criação e consumo da música popular, operando mudanças irreversíveis na sua cadeia de produção. Desta forma, este trabalho pretende analisar, sob a ótica da comunicação contemporânea, os desdobramentos da digitalização e difusão de músicas através da Internet junto às categorias da cadeia de produção musical, especialmente da indústria fonográfica. A problematização do tema se desdobra em três aspectos importantes de pesquisa, a saber: a relação entre comunicação, música e tecnologia; a transformação operada pela Cibercultura junto às rotinas tradicionais da produção cultural, sobretudo da música popular; as implicações artísticas e legais da chamada música online (decorrências do fenômeno de troca de arquivos, ponto a ponto, pela Internet). Buscamos verificar, então, o alcance das tecnologias de áudio digital, como o formato MP3 e as redes de compartilhamentos de arquivos, como Napster e Kazaa, descrevendo os cenários e perspectivas da indústria fonográfica diante deste contexto, onde editores musicais, distribuidores, lojas e gravadoras terão suas funções questionadas. Nossos esforços serão empreendidos à luz das teorias da comunicação, da informática, da economia política da comunicação, bem como dos estudos da música popular e das questões relacionadas ao direito autoral e à propriedade intelectual, num viés interdisciplinar próprio das Ciências da Comunicação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Construindo a audioesfera: as tecnologias da informação e da comunicação e a nova arquitetura da cadeia de produção musical | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PÓSCOM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Messias-Bandeira-parte-1.pdf | Primeira parte da tese de doutorado “Construindo a audioesfera: as tecnologias da informação e da comunicação e a nova arquitetura da cadeia de produção musical.”, de Messias Bandeira | 145,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Messias-Bandeira-parte-2.pdf | Segunda parte da tese de doutorado “Construindo a audioesfera: as tecnologias da informação e da comunicação e a nova arquitetura da cadeia de produção musical.” , de Messias Bandeira | 2,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.