Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5626
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Joel Luís da Silva-
dc.contributor.authorVecchia, Fabrício Dalla-
dc.creatorVecchia, Fabrício Dalla-
dc.date.accessioned2012-04-13T20:37:58Z-
dc.date.available2012-04-13T20:37:58Z-
dc.date.issued2008-02-29-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5626-
dc.description124 f.pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil as bandas de música são importantes formadoras de instrumentistas de sopro e percussão. É preciso conhecer melhor seus processos de ensino-aprendizagem e, assim, ampliar questões relativas às suas práticas pedagógicas. Este trabalho tem como tema os fundamentos de se tocar instrumentos de metais, mais especificamente trompete, trompa, trombone, bombardino e tuba. Os sujeitos da pesquisa são professores regentes de bandas que utilizam o método elementar para o ensino coletivo de instrumentos de banda Da Capo (2004). Este trabalho buscou investigar quais fundamentos eles ensinam, quais são suas concepções sobre estes fundamentos, como eles os ensinam e como esse processo pode ser aprimorado. Os fundamentos pesquisados foram respiração, embocadura, postura e emissão do som, cujas iniciais formam o “REPE”. A metodologia de pesquisa qualitativa de natureza descritiva foi utilizada. Adotou-se o delineamento de estudo de campo, basicamente desenvolvido por meio de observações acompanhadas de anotações em diário de campo. Foram realizados também questionários com professores e alunos que utilizam ou utilizaram o referido método. Concluiu-se que os fundamentos de respiração, embocadura, postura e emissão do som são os mais utilizados por estes professores e que suas concepções sobre estes não discordam da bibliografia atual. Contudo, a maioria destes professores expressa profunda diversidade de técnicas e estratégias de ensino. Como proposta de aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem do REPE (fundamentos) em contexto de ensino com o Da Capo, este trabalho apresenta o roteiro de um tutorial em vídeo que pode auxiliar alunos e professores na fixação dos princípios necessários para tocar instrumentos de metal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de PósGraduação em Música da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectbanda de músicapt_BR
dc.subjectrespiraçãopt_BR
dc.subjectembocadurapt_BR
dc.subjectposturapt_BR
dc.subjectemissão de sompt_BR
dc.subjecttrompetept_BR
dc.subjecttrompapt_BR
dc.subjecttrombonept_BR
dc.subjectbombardinopt_BR
dc.subjecttubapt_BR
dc.titleIniciação ao trompete, trompa, trombone, bombardino e tuba: processos de ensino e aprendizagem dos fundamentos técnicos na aplicação do método da capopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vecchia2008dissertação.p df.pdf632,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.