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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5590
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Garcia, Sonia Maria Chada | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Tiago de Quadros Maia | - |
dc.creator | Carvalho, Tiago de Quadros Maia | - |
dc.date.accessioned | 2012-04-11T13:55:26Z | - |
dc.date.available | 2012-04-11T13:55:26Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5590 | - |
dc.description | xi, 289 f. : il. | pt_BR |
dc.description.abstract | Montes Claros é uma cidade na qual acontecem diversas manifestações musicais que são representativas do que seja pertencer a esse meio. Entretanto, cada uma possui maneiras peculiares de lidar com seu contexto, o que remarca produtos musicais e contextuais variantes de comunidade para comunidade. Dessa forma, pode-se dizer que o meio do rock montesclarense é um agregado de pessoas que tem uma visão cultural comum, o que remete assim a um meio musical específico. Mas, ao contrário do que possa se pensar, o próprio contexto roqueiro é multifacetado em suas estruturas internas, ao mesmo tempo em que possui um discurso que aparenta homogeneidade, unificação. Há diversos discursos que permeiam o universo do rock em Montes Claros e pode-se dizer que o metal é uma das suas comunidades mais prolíficas, apesar de parcialmente segmentada. Surgida no contexto da cidade em meados dos anos 1990 – na cena roqueira que se articula desde finais da década de 1950 – o metal gerou uma cena rica em bandas, públicos e eventos. Considerar, então, uma banda desse meio como foco de estudo é vislumbrar as principais características que permeiam as concepções dessa cena. Este estudo aborda os principais aspectos performáticos, estilísticos e estéticos musicais da banda Vomer, atuante em Montes Claros desde 1995. Acredita-se que suas práticas musicais – que vão além do mero “tocar” – são repletas de elementos que integram o discurso metaleiro da cidade, práticas essas que são formadas por diversos processos. Esses tangem desde o consumo de materiais musicais oriundos do mainstream, ressignificados numa prática underground – o que também implica que o metal em Montes Claros é uma prática mundializada expressa no viés local –, até a sua relação com a cena musical alternativa e independente que se estabelece na cidade, além das relações sociais que afirmam, negam, enfim, negociam as concepções musicais e extramusicais da Vomer, tudo isso expresso no momento da performance. Pode-se dizer que através da performance se estabelece uma crítica cultural que mantém ou transforma a visão musical da banda. Não apenas os shows ao vivo são performances, mas também os ensaios e gravações são momentos dinâmicos de construção e negociação do que seja a Vomer. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Etnomusicologia | pt_BR |
dc.subject | Prática musical | pt_BR |
dc.subject | Thrash metal (Rock/metal) | pt_BR |
dc.title | Lord of hell: a prática musical da banda Vomer na cena do rock /metal em Montes Claros-MG | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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