Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Wilson da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBarreto, Rodrigo Ribeiro-
dc.creatorBarreto, Rodrigo Ribeiro-
dc.date.accessioned2012-01-22T03:25:40Z-
dc.date.available2012-01-22T03:25:40Z-
dc.date.issued2012-01-22-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5210-
dc.description.abstractEm cerca de três décadas de desenvolvimento dos videoclipes, a colaboração entre artistas musicais e diretores vem ampliando as possibilidades artístico-expressivas do formato, que foi originalmente concebido para função divulgatória. Parcerias entre realizadores das instâncias performática e diretiva resultaram em clipes com êxito estético, visibilidade e repercussão duradouras, além de reconhecimento advindo de instâncias específicas de consagração. O presente trabalho procura investigar a incidência da atuação de cantores/bandas e diretores no campo de produção do formato sobre a definição de estilos autorais nos vídeos musicais. Com base na contribuição teórica de Pierre Bourdieu, a tese propõe a caracterização do campo do videoclipe, um espaço de disputas no qual determinados realizadores pleiteiam e alcançam o poder de gestão de sua própria criação, mesmo em um contexto de produção coletiva inserido na indústria do entretenimento. Essa habilidade de exercer o controle da elaboração dos clipes é fruto da trajetória social de artistas musicais e diretores, durante a qual esses realizadores incorporam um sistema de estruturas cognitivas, disposições e gostos (habitus) e acumulam recursos diversos (capitais) necessários e convenientes à atuação no campo específico. Através da retomada histórica do contexto produtivo do formato e de seus principais agentes, foi proposta ainda uma classificação das distintas gerações de diretores de clipes. Buscou-se demonstrar que o domínio de alguns realizadores durante a produção e as relações forjadas no campo do videoclipe entre determinados artistas musicais e diretores possibilitam a conformação de estilos passíveis de serem evidenciados no exercício analítico de conjuntos videográficos. Como a perspectiva autoral desenvolvida foi concebida como uma mediação entre contexto e texto, o trabalho articula a inspiração bourdieusiana com abordagens poéticas voltadas para os modos de construção e programação de efeitos em obras expressivas. A identificação estilística dos videoclipes apresenta-se como uma tarefa abrangente. A começar pela observação da relevância do estilo de um clipe na demarcação de atratividade e singularidade, estímulos indispensáveis para o destaque da obra na concorrida exibição televisiva. São descritos e analisados no formato: 1) os modos de organização interna que diferenciam um recurso, tema ou efeito de um clipe em traço de estilo, 2) a afirmação estilística de realizadores com o passar do tempo e 3) os graus de coexistência, síntese ou concorrência entre artistas musicais e diretores nos clipes. Definiu-se ainda uma tipologia dos estilos de performances videoclípicas, que põe em relevo as contribuições dos artistas musicais no formato. A tese traz a análise da totalidade dos vídeos musicais criados pelas parcerias estabelecidas entre a cantora Madonna e o diretor Jean-Baptiste Mondino – 6 (seis) clipes – e entre a cantora Björk e diretor Michel Gondry – 7 (sete) clipes. No enquadramento proposto, comparam-se tais videoclipes e seus autores com outras obras e realizadores para identificar quais os elementos da trajetória desses profissionais na história do campo do videoclipe permitiriam ao analista reconhecer e interpretar seus estilos textuais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVideoclipept_BR
dc.subjectDiretorespt_BR
dc.subjectArtistas musicaispt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectMadonnapt_BR
dc.subjectJean-Baptiste Mondinopt_BR
dc.subjectBjörkpt_BR
dc.subjectMichel Gondrypt_BR
dc.subjectCrítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectCampo de Produção, Poética, Estilospt_BR
dc.subjectArte e comunicaçãopt_BR
dc.titleParceiros no clipe: a atuação e os estilos autorais de diretores e artistas musicais no campo do videoclipe a partir das colaborações Mondino/Madonna e Gondry/Björkpt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Tese (PÓSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo-Ribeiro-Barreto.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.