Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5003
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A consciência na obra de L. S. Vigotski: análise do conceito e implicações para a psicologia e a educação
Título(s) alternativo(s): Psicologia Escolar e Educacional
Autor(es): Lordelo, Lia da Rocha
Tenório, Robinson Moreira
Autor(es): Lordelo, Lia da Rocha
Tenório, Robinson Moreira
Abstract: O objetivo deste artigo teórico é analisar o conceito de consciência na obra de L. S. Vigotski. Partimos dos pressupostos de que Vigotski não só via o conceito de consciência como central em suas reflexões filosófico-metodológicas e em sua proposta de psicologia, como possuía, além das importantes contribuições dentro da Psicologia do Desenvolvimento e dos processos de aprendizagem, um valor fundamental enquanto pensador da Psicologia como ciência. Primeiramente, dedicamo-nos à transformação do conceito, desde um viés reflexológico até um caráter mais semiótico. A seguir, analisamos uma metáfora utilizada por Vigotski em um de seus textos, em que compara a consciência a um objeto refletido num espelho e faz uma analogia entre este processo e a ciência psicológica, seus pressupostos epistemológicos e metodológicos de investigação. Finalmente, a partir dessas reflexões, concluímos com a discussão de alguns possíveis impactos do estudo do conceito vigotskiano de consciência na Psicologia e na Educação.
Palavras-chave: Vygotsky
Consciência
Psicologia
Conscience
Psychology
Editora / Evento / Instituição: Psicologia Escolar e Educacional
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5003
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GGGGGGGGG.pdf552,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.