Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/4949
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Evaluation of digestion procedures for simultaneous determination of Ca, P, Mg, K and Na in biodiesel by inductively coupled plasma optical emission spectrometry
Título(s) alternativo(s): Journal of the Brazilian Chemical Society
Autor(es): Korn, Maria das Graças Andrade
Santos, Daniele Cristina M. B.
Guida, Mauro Agildo B.
Barbosa, Isa dos Santos
Passos, Marieta L. C.
Saraiva, Maria Lúcia M. F. S.
Lima, José Luis Fontes da Costa
Autor(es): Korn, Maria das Graças Andrade
Santos, Daniele Cristina M. B.
Guida, Mauro Agildo B.
Barbosa, Isa dos Santos
Passos, Marieta L. C.
Saraiva, Maria Lúcia M. F. S.
Lima, José Luis Fontes da Costa
Abstract: Neste trabalho foi avaliada a eficiência de dois procedimentos para digestão ácida de amostras de biodiesel visando à determinação de Ca, P, Mg, K e Na por espectrometria de emissão óptica com plasma acoplado indutivamente com configuração axial (ICP OES). Nas digestões em sistema aberto, foi utilizada a mistura contendo ácidos nítrico, sulfúrico e peróxido de hidrogênio e aquecimento condutivo; enquanto que no procedimento empregando forno de microondas com cavidade foi utilizada a mistura contendo ácido nítrico e peróxido de hidrogênio. Os procedimentos foram avaliados considerando-se limites de quantificação, precisão, acidez final dos digeridos e teor de carbono residual. Os teores de carbono residual nos digeridos foram 0,358 ± 0,012% para o sistema aberto com aquecimento convencional e 0,614 ± 0,023% para o sistema fechado com aquecimento assistido por radiação microondas, o que demonstra a alta eficiência dos procedimentos propostos. O sistema de digestão em forno de microondas com cavidade resultou em maior rapidez, segurança e resultados analíticos com percentuais de recuperação de 89,0-103,0% e desvios menores que 5%. Os limites de detecção obtidos, < 0.40 µg g-1, são adequados para a determinação dos analitos, conforme os limites estabelecidos na legislação brasileira. Três amostras de biodiesel produzidas de diferentes fontes foram analisadas. Em comparação com outros procedimentos propostos na literatura, o procedimento desenvolvido usando forno de microondas com cavidade apresenta vantagens, tais como não necessitar de soluções orgânicas para calibração e não usar solventes orgânicos tóxicos.
Palavras-chave: Biodiesel
Sample preparation
Metals
Phosphorus
ICP OES
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/4949
Data do documento: Dez-2010
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Química)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a15v2112.pdf164,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.