Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/4863
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Preditores do retardo de crescimento linear em pré-escolares: uma abordagem multinível
Título(s) alternativo(s): Cadernos de Saúde Pública
Autor(es): Oliveira, Lucivalda Pereira Magalhães de
Barreto, Mauricio Lima
Assis, Ana Marlucia de Oliveira
Braga Júnior, Antônio Carlos Ricardo
Nunes, Maria de Fátima Fernandes Pussick
Oliveira, Nelson Fernandes de
Benício, Maria Helena D'Aquino
Venâncio, Sônia Isoyama
Saldiva, Silvia Regina Dias Medici
Escuder, Maria Mercedes Loureiro
Autor(es): Oliveira, Lucivalda Pereira Magalhães de
Barreto, Mauricio Lima
Assis, Ana Marlucia de Oliveira
Braga Júnior, Antônio Carlos Ricardo
Nunes, Maria de Fátima Fernandes Pussick
Oliveira, Nelson Fernandes de
Benício, Maria Helena D'Aquino
Venâncio, Sônia Isoyama
Saldiva, Silvia Regina Dias Medici
Escuder, Maria Mercedes Loureiro
Abstract: Este estudo teve como objetivo identificar os determinantes do déficit de crescimento linear em crianças menores de cinco anos, utilizando modelagem multinível. Foi estudada uma amostra de 3.746 pré-escolares de 15 municípios brasileiros (dez do Estado da Bahia e cinco do Estado de São Paulo), construída em três estágios (municípios, domicílios e crianças). Os dados municipais foram obtidos do censo demográfico de 1991. Os dados referentes aos indivíduos e domicílios foram coletados entre 1999 e 2001, constando de questionários estruturados e medições de peso e altura das crianças. Para análise utilizou-se o programa MLwiN. No modelo multinível final observou-se que baixo IDH e inadequada assistência pré-natal, no nível dos municípios; baixas condições ambientais, econômicas e da escolaridade materna, no nível dos domicílios; o baixo peso ao nascer, esquema vacinal incompleto, história prévia de desnutrição e ausência do aleitamento ao peito, no nível das crianças, mostraram- se fortemente associados ao déficit do crescimento linear das crianças estudadas. A variabilidade total da desnutrição explicada pelo modelo foi de 27,4%, desta, 51,3%, 33% e 15,7% foram explicadas, respectivamente, pelas variáveis dos níveis da criança, do domicílio e do município.
Palavras-chave: Crescimento e Desenvolvimento
Desnutrição
Pré-Escolar
Growth and Development
Malnutrition
Preschool Child
Editora / Evento / Instituição: Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/4863
Data do documento: Mar-2007
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.