Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Douglas Pires-
dc.date.accessioned2025-12-16T18:30:58Z-
dc.date.available2025-12-16T18:30:58Z-
dc.date.issued2025-10-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/43686-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinfohistiocitose hemofagocíticapt_BR
dc.subjectHistoplasmosept_BR
dc.titleRelato de caso: linfohistiocitose hemofagocítica secundária a histoplasmose disseminada com envolvimento pulmonar e laríngeo em indivíduo não-HIVpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesBenevides, Carlos Frederico-
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICApt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Miralba Freire de Carvalho Ribeiro da-
dc.contributor.referee1Araújo, Nélia Claudia Neri-
dc.contributor.referee2Rocha, Paulo-
dc.contributor.referee3Santana, Ana Paula-
dc.contributor.referee4Silva, Miralba Freire de Carvalho Ribeiro da-
dc.contributor.referee5Guedes, Jorge-
dc.description.resumoA histoplasmose é uma doença fúngica, frequentemente subdiagnosticada, causada pelo fungo dimórfico Histoplasma capsulatum. É endêmica de regiões da África, das Américas e de algumas regiões da Ásia. Indivíduos imunossupressos são mais susceptíveis a apresentar formas graves da doença. Uma complicação possível em casos de histoplasmose disseminada é o desenvolvimento de linfohistiocitose hemofagocítica (LHH), caracterizada por hiperativação patológica de macrófagos, potencialmente fatal. Neste trabalho, relatamos o caso de um indivíduo jovem, sem imunossupressão conhecida, que desenvolveu LHH secundária a histoplasmose disseminada com acometimento inicial laríngeo e pulmonar, atendido em um hospital universitário no Brasil em 2024. O diagnóstico de Histoplasmose foi dado através de crescimento de H. capsulatum em hemocultura. Apesar de haver testes antigênicos e de ácidos nucleicos para diagnóstico mais rápido, esses, muitas vezes, não são amplamente acessíveis, inclusive em áreas endêmicas. Não há consenso acerca do tratamento de LHH secundária a processos infecciosos, uma vez que há divergências acerca do emprego ou não de terapia imunossupressora nesses casos. O diagnóstico precoce da LHH, apesar de difícil por mimetizar outras condições como a sepse, bem como a identificação do seu gatilho, quando secundária, são fundamentais para evitar desfechos desfavoráveis.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicina da Bahiapt_BR
dc.type.degreeEspecializaçãopt_BR
dc.publisher.courseMEDICINApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Programa de Residência Médica (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCR FINAL - DOUGLAS PIRES-3.pdf598,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CamScanner 15-12-2025 01.33.pdf262,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.