https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43653| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Perfil da avaliação comportamental do processamento auditivo em indivíduos com transtorno do espectro autista |
| Título(s) alternativo(s): | Behavioral assessment profile of auditory processing in individuals with ASD |
| Autor(es): | Nascimento, Joiceangela Alves |
| Primeiro Orientador: | Fernandes, Luciene da Cruz |
| metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Andrade, Caio Leônidas Oliveira de |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Fernandes, Luciene da Cruz |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Rabelo, Maysa Bastos |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Meira, Tatiane Costa |
| Resumo: | Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por déficits na comunicação social e padrões de comportamento restritivos e repetitivos. Alterações sensoriais são frequentes nesse grupo, afetando especialmente o sistema auditivo e as habilidades do Processamento auditivo central (PAC). Apesar das recorrentes alterações auditivas no TEA os mecanismos do PAC nessa população ainda são pouco compreendidos, o perfil da avaliação comportamental do PAC pode investigar os mecanismos predominantemente alterados e oferecer subsídios importantes para intervenções que favoreçam o desenvolvimento global de crianças com TEA. Objetivos: O estudo teve como objetivo caracterizar o perfil da avaliação comportamental do PAC em crianças e adolescentes com TEA, identificando as habilidades auditivas mais impactadas e suas correlações com queixas comportamentais. Métodos:Trata-se de um estudo observacional retrospectivo baseado na avaliação do PAC de crianças de 20 crianças com TEA, com idade entre 7 e 12 anos. Foram analisadas as habilidades auditivas por meio de testes comportamentais aplicados e correlacionadas com informações da anamnese sobre queixas comportamentais associadas ao transtorno do PAC. Resultados: Os testes indicaram que as habilidades auditivas mais frequentemente alteradas foram ordenação temporal (80% de alteração), integração binaural (70% de alterações) e separação binaural (85% de alterações) com menor desempenho da orelha esquerda para os testes dicóticos. Já as habilidades de resolução temporal e o fechamento auditivo e figura-fundo auditiva apresentaram melhor dentro da normalidade na maioria da amostra. Houve correlações significativas entre os achados da avaliação do PAC e queixas como dificuldade de compreensão em ambientes ruidosos, atenção reduzida e dificuldade na discriminação de sons da fala. Conclusão: Os resultados demonstram que indivíduos com TEA apresentam um perfil específico de alterações no PAC, com alteração de ao menos uma habilidade auditiva central, sendo identificado um déficit na integração interhemisférica associado a um menor desempenho nas das habilidades cognitivas como atenção, aprendizagem e compreensão de linguagem. Estudos futuros são necessários para aprofundar a compreensão dessas alterações e avaliar os efeitos de intervenções específicas voltadas para o aprimoramento do processamento auditivo em indivíduos com TEA. |
| Abstract: | Introduction: The Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental condition characterized by impairments in communication, social interaction, and the presence of repetitive and restrictive behaviors. Sensory alterations are frequent in this population, especially involving the auditory system. It is estimated that approximately 85% of individuals with ASD exhibit some form of sensory dysfunction, with about 40% related too auditory processing, including impairments from sound perception to comprehension. Reported deficits include altered frequency and intensity discrimination, difficulties in speech perception in noisy environments, and poor ability to organize and interpret sounds. Hearing plays a fundamental role in neurodevelopment due to its complex interaction with cognitive, emotional, language, and speech systems. Effective sound interpretation relies on Central Auditory Processing (CAP) skills, which involve the analysis and decoding of auditory stimuli. Despite the high occurrence of auditory dysfunctions in ASD, the mechanisms underlying CAP in this population remain poorly understood. Thus, behavioral assessment of CAP emerges as a promising tool for investigating these functions, offering valuable insights for interventions aimed at supporting the global development of children with ASD. Objectives: This study aimed to characterize the behavioral CAP evaluation profile in children and adolescents with ASD, identifying the most frequently impaired auditory skills and their correlations with behavioral complaints. Methods: This retrospective observational study analyzed 20 CAP children with ASD, aged 7 to 12 years. Auditory skills were assessed through behavioral tests and correlated with anamnesis data on auditory complaints and learning difficulties. Results: Results: The tests indicated that the most frequently altered auditory skills were temporal ordering (80% alteration), binaural integration (70% alteration) and binaural separation (85% alteration), with lower performance of the left ear for the dichotic tests. Temporal resolution skills and auditory closure and auditory figure-ground presented better within normal limits in most of the sample. There were significant correlations between the findings of the CAP assessment and complanas suc. as dificulta understanding in noisy environments, reduced attention and difficulty in discriminating speech sounds. Conclusion: The results show that individuals with ASD present a specific profile of Central Auditory Processing (CAP) alterations, with at least one impaired auditory skill. A deficit in interhemispheric integration was identified, associated with lower performance in cognitive abilities such as attention, learning, and language comprehension. Future studies are needed to deepen the understanding of these alterations and to evaluate the effects of specific interventions aimed at enhancing auditory processing in individuals with ASD. |
| Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista Processamento Auditivo Central Alterações de linguagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto Multidisciplinar de Reabilitação e Saúde (IMRS) |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação (PPGREAB) |
| Citação: | NASCIMENTO, Joiceangela Alves. Perfil da avaliação comportamental do processamento auditivo em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. Orientadora: Luciene da Cruz Fernandes; Coorientador: Caio Leônidas Oliveira de Andrade. 2025. 69 f. Dissertação (Mestrado em Reabilitação e Saúde) – Instituto Multidisciplinar de Reabilitação e Saúde, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43653 |
| Data do documento: | 23-Mai-2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGREAB) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Joiceangela Alves Nascimento TCC - dissertação versão final.pdf Until 2027-11-11 | 1,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
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