| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.creator | Castro, Vinícius Louzada | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-05T17:46:13Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-05T17:46:13Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43620 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação Médica | pt_BR |
| dc.subject | Treinamento por Simulação | pt_BR |
| dc.subject | Estudantes de Medicina | pt_BR |
| dc.subject | Obstetrícia | pt_BR |
| dc.title | Análise de desempenho dos estudantes de medicina no curso de emergências obstétricas da disciplina de obstetrícia da FMB-UFBA comparando-se dois grupos: aula prática e aula teórica | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Sampaio, Lídia Lima Aragão | - |
| dc.contributor.referee1 | Britto, Renata Lopes | - |
| dc.contributor.referee2 | Lessa, Licemary Guimarães | - |
| dc.contributor.referee3 | Sampaio, Lídia Lima Aragão | - |
| dc.description.resumo | Introdução: A mortalidade materna permanece elevada no Brasil, em parte devido à insuficiente formação prática de profissionais para o manejo de emergências obstétricas. Objetivo: Trata-se de uma análise de banco de dados construído durante a realização do Curso de Emergências Obstétricas da disciplina de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Bahia, e seu objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes de medicina neste curso. Método: Estudo Observacional, com análise da dados colhidos após randomização e controle, realizado com 355 estudantes de medicina de instituições de ensino superior de Salvador, Bahia. Os participantes foram alocados em grupo controle (ensino teórico via videoaula) ou grupo intervenção (curso presencial com simulação realística), ambos com 7 horas de carga horária. Nesta análise, foi avaliado o desempenho dos estudantes através de um pós-teste imediato. Resultado: O grupo intervenção apresentou desempenho significativamente superior no pós-teste imediato (média de 13,6 vs. 11,4 acertos; p = 0,001). Conclusão: Os resultados sugerem que a simulação realística melhora o aprendizado imediato e consolida habilidades práticas no manejo de emergências obstétricas, mas ressalta a necessidade da análise dos demais dados do banco de dados para avaliar retenção do conteúdo a longo prazo. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Medicina da Bahia | pt_BR |
| dc.type.degree | Especialização | pt_BR |
| dc.publisher.course | MEDICINA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Programa de Residência Médica (Faculdade de Medicina)
|