Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43620
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro, Vinícius Louzada-
dc.date.accessioned2025-12-05T17:46:13Z-
dc.date.available2025-12-05T17:46:13Z-
dc.date.issued2025-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/43620-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectTreinamento por Simulaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes de Medicinapt_BR
dc.subjectObstetríciapt_BR
dc.titleAnálise de desempenho dos estudantes de medicina no curso de emergências obstétricas da disciplina de obstetrícia da FMB-UFBA comparando-se dois grupos: aula prática e aula teóricapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.contributor.advisor1Sampaio, Lídia Lima Aragão-
dc.contributor.referee1Britto, Renata Lopes-
dc.contributor.referee2Lessa, Licemary Guimarães-
dc.contributor.referee3Sampaio, Lídia Lima Aragão-
dc.description.resumoIntrodução: A mortalidade materna permanece elevada no Brasil, em parte devido à insuficiente formação prática de profissionais para o manejo de emergências obstétricas. Objetivo: Trata-se de uma análise de banco de dados construído durante a realização do Curso de Emergências Obstétricas da disciplina de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Bahia, e seu objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes de medicina neste curso. Método: Estudo Observacional, com análise da dados colhidos após randomização e controle, realizado com 355 estudantes de medicina de instituições de ensino superior de Salvador, Bahia. Os participantes foram alocados em grupo controle (ensino teórico via videoaula) ou grupo intervenção (curso presencial com simulação realística), ambos com 7 horas de carga horária. Nesta análise, foi avaliado o desempenho dos estudantes através de um pós-teste imediato. Resultado: O grupo intervenção apresentou desempenho significativamente superior no pós-teste imediato (média de 13,6 vs. 11,4 acertos; p = 0,001). Conclusão: Os resultados sugerem que a simulação realística melhora o aprendizado imediato e consolida habilidades práticas no manejo de emergências obstétricas, mas ressalta a necessidade da análise dos demais dados do banco de dados para avaliar retenção do conteúdo a longo prazo.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicina da Bahiapt_BR
dc.type.degreeEspecializaçãopt_BR
dc.publisher.courseMEDICINApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Programa de Residência Médica (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - residência médica em Ginecologia e Obstetrícia.pdfARQUIVO PRINCIPAL708,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE APROVAÇÃO TCC DE RESIDENCIA MÉDICA VINÍCIUS LOUZADA CASTRO.pdfFICHA DE AVALIAÇÃO156,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.