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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43202
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJuk, Yohanna-
dc.creatorSalles Filho, Sergio-
dc.creatorPinto, Karen E.F.-
dc.creatorCabral, Bernardo Pereira-
dc.creatorCristofoletti, Evandro-
dc.date.accessioned2025-10-13T15:08:06Z-
dc.date.available2025-10-13T15:08:06Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.issn1471-5430pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/43202-
dc.description.abstractIn the early 21st century, increasing awareness of research biases fueled interest in meta-research and research integrity, leading to debates on the potential negative impact of research assessments on the research environment. These ongoing discussions have reinforced the need to implement responsible research assessments to address various inequalities in science. Science funding agencies (FAs) play a central role in either mitigating or perpetuating these inequities. This study investigates how ten FAs worldwide are addressing equity, diversity, and inclusion (EDI) in their institutional statements and funding activities, examining aspects beyond gender, including the existence of dedicated EDI departments/sections, the implementation of bias-elimination guidelines in peer review processes, systematic evaluations, and the public availability of diversity data. Although our analysis is confined to ten agencies, the findings aim to offer insights into broader EDI integration initiatives across the science-funding landscape, revealing progress toward a more intersectional approach to EDI among these entities.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversity of Oxfordpt_BR
dc.relation0pt_BR
dc.relation.ispartofScience and Public Policypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgências de financiamentopt_BR
dc.subjectDesigualdades científicaspt_BR
dc.subjectCapacidade institucionalpt_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectFinanciamento científicopt_BR
dc.subject.otherFunding agenciespt_BR
dc.subject.otherScience inequitiespt_BR
dc.subject.otherInstitutional capacitypt_BR
dc.subject.otherEquitypt_BR
dc.subject.otherDiversitypt_BR
dc.subject.otherInclusionpt_BR
dc.subject.otherScientific fundingpt_BR
dc.titleProgress is neither swift nor easy: assessing funding agencies? capacity to address science inequitiespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUOpt_BR
dc.publisher.countryReino Unidopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.citation.issue0pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage16pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1093/scipol/scaf014pt_BR
dc.description.resumoNo início do século XXI, a crescente conscientização sobre vieses em pesquisa alimentou o interesse em metapesquisa e integridade em pesquisa, levando a debates sobre o potencial impacto negativo das avaliações de pesquisa no ambiente de pesquisa. Essas discussões em andamento reforçaram a necessidade de implementar avaliações de pesquisa responsáveis ​​para abordar diversas desigualdades na ciência. As agências de financiamento científico (AFs) desempenham um papel central na mitigação ou perpetuação dessas desigualdades. Este estudo investiga como dez AFs em todo o mundo estão abordando equidade, diversidade e inclusão (EDI) em suas declarações institucionais e atividades de financiamento, examinando aspectos além do gênero, incluindo a existência de departamentos/seções dedicados à EDI, a implementação de diretrizes de eliminação de vieses em processos de revisão por pares, avaliações sistemáticas e a disponibilidade pública de dados sobre diversidade. Embora nossa análise se limite a dez agências, os resultados visam oferecer insights sobre iniciativas mais amplas de integração de EDI em todo o cenário de financiamento científico, revelando progresso em direção a uma abordagem mais interseccional para EDI entre essas entidades.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FCE)

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