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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43126
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcanti, Ivanessa Thaiane do Nascimento-
dc.creatorAndrade, Cláudia Sá Malbouisson-
dc.creatorTiryaki, Gisele Ferreira-
dc.creatorCosta, Lilia Carolina Carneiro-
dc.date.accessioned2025-10-03T16:46:44Z-
dc.date.available2025-10-03T16:46:44Z-
dc.date.issued2019-03-
dc.identifier.issn1982-5765pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/43126-
dc.description.abstractAffirmative actions' initiatives intend to promote the equality of opportunities to social groups historically subject to discrimination. At the higher education level, the policy takes the form of quotas and other mechanisms to facilitate the access of these individuals to the university and to reduce evasion. This paper aims at verifying academic performance differences between quota and non-quota students at Federal University of Bahia (UFBA). Using data from 8,546 students which were accepted by UFBA and concluded their studies in the 2005-2013 period, this article presents the results of PSM estimations using different data matching methods and four performance indicators. The results indicate that quota students present lower academic achievement that non-quota students at the aggregate level. However, when controlling for the areas of study, this performance difference applies only to health sciences' students, a result which indicates that social and economic factors are more relevant for performance than school origin.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Sorocabapt_BR
dc.relation24pt_BR
dc.relation.ispartofAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAção afirmativapt_BR
dc.subjectPolítica de cotaspt_BR
dc.subjectEnsino superior - Bahiapt_BR
dc.subjectEconomia da educaçãopt_BR
dc.subject.otherAffirmative actionspt_BR
dc.subject.otherQuotaspt_BR
dc.subject.otherHigher education - Bahiapt_BR
dc.subject.otherEducation economicspt_BR
dc.titleDesempenho acadêmico e o sistema de cotas no ensino superior: evidência empírica com dados da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.title.alternativeAcademic performance and the quota system in higher education: empirical evidence with data of the Federal University of Bahiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUNISOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage305pt_BR
dc.citation.epage327pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-407720190001000016pt_BR
dc.description.resumoAs políticas de ações afirmativas buscam promover a igualdade de oportunidades para grupos sociais historicamente discriminados. No âmbito da educação superior, a política é realizada por meio da reserva de vagas e de outros mecanismos que promovem o acesso e a permanência na universidade. Este trabalho objetiva avaliar se o desempenho acadêmico é relacionado à forma de ingresso na Universidade Federal da Bahia (UFBA), seja pelo sistema de cotas ou pelo sistema de ampla concorrência. Utilizando dados de 8.546 estudantes que ingressaram a partir de 2005 e graduaram até 2013, este artigo apresenta os resultados de estimativas utilizando PSM com diferentes métodos de pareamento em dados e quatro medidas de desempenho acadêmico. Os resultados indicam que, de forma agregada, os estudantes cotistas apresentam um desempenho aparentemente inferior aos não cotistas. No entanto, os modelos estimados por áreas de conhecimento mostram que os diferenciais de desempenho permanecem apenas para a área de Ciências da Saúde, indicando que fatores socioeconômicos são mais relevantes para o desempenho do aluno na universidade do que sua forma de ingresso.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FCE)

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