Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42759
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSouza, Caiuã Buscariolli de-
dc.date.accessioned2025-08-19T18:08:09Z-
dc.date.available2025-08-19T18:08:09Z-
dc.date.issued2025-07-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/42759-
dc.description.abstractThis dissertation investigates contemporary artistic practice through a case study focused on the work of visual artist Busca. It is a theoretical-poetic research constructed through interviews, artist’s writings, process documents, and artwork analyses, articulating these materials as legitimate forms of knowledge production. The work is grounded in the hypothesis that the artist’s first-person voice constitutes a relevant epistemic approach within the field of art, capable of generating critical reflection and challenging traditional modes of academic validation. The structure of the dissertation proposes a play between different voices—that of the artist, other Brazilian creators, and the researcher—producing zones of contact between narrative, image, and thought. The methodological procedures adopt attentive listening as a starting point, shifting the focus from interpretation to dialogue, and from theoretical translation to the expansion of poetics. The research traverses themes such as precarity, symbolic economy, gesture, and deviation, engaging with works that deal with everyday life, humor, and the materiality of language. The analysis highlights how Busca’s work formulates a critique of the devices that regulate the production and circulation of art. Ultimately, the study reaffirms the potential of artist’s writings as a form of situated, embodied thinking that is inseparable from artistic making, proposing a research approach that operates between theory and practice, without hierarchies.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversida Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectEscritos de artistapt_BR
dc.subjectEntrevistapt_BR
dc.subjectPoética visualpt_BR
dc.subject.otherContemporary artpt_BR
dc.subject.otherCreative processpt_BR
dc.subject.otherArtist's writingspt_BR
dc.subject.otherInterviewpt_BR
dc.subject.otherVisual poeticspt_BR
dc.titleEm busca de busca: fragmentos de um artista em processopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Ricardo Bezerra de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8459499003355411pt_BR
dc.contributor.referee1Basbaum, Ricardo Roclaw-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2307960927958416pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Rosa Gabriella de Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1080635385879533pt_BR
dc.contributor.referee3Albuquerque, Ricardo Bezerra de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8459499003355411pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2685193650111970pt_BR
dc.description.resumoA dissertação investiga a prática artística contemporânea a partir de um estudo de caso centrado na obra do artista visual Busca. Trata-se de uma pesquisa teórico-poética construída por meio de entrevistas, escritos de artista, documentos de processo e análises de obras, articulando esses materiais como formas legítimas de produção de conhecimento. O trabalho assume como hipótese que a fala do artista em primeira pessoa constitui uma via epistêmica relevante para o campo das artes, capaz de gerar reflexão crítica e tensionar os modos tradicionais de validação acadêmica. A estrutura da dissertação propõe um jogo entre diferentes vozes, a do artista, a de outros criadores brasileiros e a do pesquisador, produzindo zonas de contato entre relato, imagem e pensamento. Os procedimentos metodológicos adotam uma escuta atenta como ponto de partida, deslocando o foco da interpretação para o diálogo, e da tradução teórica para a expansão das poéticas. A pesquisa percorre temas como precariedade, economia simbólica, gesto e desvio, atravessando obras que lidam com o cotidiano, o humor e a materialidade da linguagem. A análise evidencia como o trabalho de Busca formula uma crítica aos dispositivos que regulam a produção e circulação da arte. Ao final, o estudo reafirma o potencial dos escritos de artista como forma de pensamento situada, incorporada e indissociável do fazer, propondo um modo de pesquisa que opera entre teoria e prática, sem hierarquias.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGAV )

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação EM BUSCA DE BUSCA - fragmentos de um artista em processo (2).pdfCaiuã Buscariolli de Souza. Dissertação Mestrado4,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata_Defesa_Mestrado_CAIUA.docx_assinado_assinado_assinado.pdfCaiuã Buscariolli. Ata de Defesa de mestrado Assinada400,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro sencillo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.