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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSilva, Rubens Ribeiro Gonçalves dapt_BR
dc.contributor.authorICI-UFBA - Projeto "Elementos de Informação para a Elaboração da História da UFBA" - PIBIC-UFBA (CNPq e FAPESB); PPGCI.pt_BR
dc.contributor.otherRicardo Sodré Andrade, Ana Cristina Silva Barbosa, Cláudia Hermínia Silva Cruz, Fabiana Jesus dos Reis, Bernadete de Araújo Pimenta, Jeane Aguiar de Moura, Manoela Ribeiro Vieira, Aurora Leonor Freixo, Ana Aparecida Gonzaga da Silva, Jucimar Cerqueira dos Santos, Odeilma Silva da Cruz, Rejane Pereira Correa, Lídia Maria Batista Brandão Toutain, Marilene Lobo Abreu Barbosa, Aida Varela Varela, Newton Bacelar.pt_BR
dc.creatorICI-UFBA - Projeto "Elementos de Informação para a Elaboração da História da UFBA" - PIBIC-UFBA (CNPq e FAPESB); PPGCI.-
dc.date.accessioned2010-05-17T23:05:35Zpt_BR
dc.date.accessioned2011-11-25T19:35:33Z-
dc.date.available2010-05-17T23:05:35Zpt_BR
dc.date.available2011-11-25T19:35:33Z-
dc.date.issued1972-05-02T23:05:35Zpt_BR
dc.identifier.issn1516947-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/4274pt_BR
dc.descriptionReferência para localização de matéria publicada no Jornal A Tarde em 02maio1972 (alternativa de consulta à matéria: Biblioteca Pública do Estado da Bahia).pt_BR
dc.description.abstractA Bahia possui uma escola de teatro, cuja criação valeu, em fins da década de 50, inicio da década de 60, destaque no mundo artístico nacional, com repercussão no Exterior. Uma síntese esclarece: “a escola de teatro parou”. Uma digressão: no tempo de Martins Gonçalves, que criou a Escola de Teatro – atualmente integrando as Escolas de Música e artes Cênicas da UFBA – por solicitação do ex-reitor Edgar Santos, o estabelecimento plantou dentro do principio de formação de pessoal, com vista de definição de uma estrutura teatral para o Brasil. Expoentes internacionais nas diversas disciplinas no currículum dos cursos de artes cênicas visitaram Salvador para ministrar aulas ou proferir conferências. Os métodos e técnicas eram os mais modernos empregados nas escolas de teatro do mundo. O alicerce começava a ser montado, mas sobre ária movediça. Mostrava apenas o arrojo do idealismo de homens como Edgar Santos e Martins Gonçalves. Com a saída dos homens mudaram-se os métodos. Nilda Spencer substituiu o Prof. Martins Gonçalves, e embora sem o pessoal que colaborava com o seu antecessor, sem o apoio maciço de instituições internacionais, conseguiu manter algum nível de trabalho, contando, sobretudo com a assistência de Luis Carlos Maciel, dentro da própria Escola. A que temos hoje, é uma unidade das escolas de Músicas e artes cênicas da UFBA, sem condições de um trabalho de sustentação das atividades teatrais. Vive de um passado. Não temos visto uma só promoção nos últimos sete anos, realizadas pelo estabelecimento responsável pela promoção intelectual e técnica dos estudantes de teatro e aprimoramento dos professores, capaz de resistir a uma analise critica mais acurada. A escola fechou-se em si mesma, não permitindo a participação da comunidade, nem mesmo das companhias baianas que teimam em subsistir.pt_BR
dc.description.sponsorshipPIBIC-UFBA-CNPq; PIBIC-UFBA-FAPESB; PERMANECER-PIBIC; PERMANECER.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherJornal A Tardept_BR
dc.subjectMudança dos Métodospt_BR
dc.subjectProf. Martins Gonçalvespt_BR
dc.subjectEscola de Teatropt_BR
dc.subjectUFBApt_BR
dc.subjectSem Condições de Trabalhopt_BR
dc.titleO que virá depois para a Escola de Teatro?pt_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.rights.holderJornal A Tardept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece en las colecciones: Referências básicas para matérias publicadas em jornais (Memória)

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