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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42211
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Alan dos Santos-
dc.date.accessioned2025-06-02T16:23:42Z-
dc.date.available2025-06-02T16:23:42Z-
dc.date.issued2024-04-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/42211-
dc.description.abstractThis dissertation had the general objective of proposing a competency-based training management technology for the development of management competencies based on learning trails at Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), the largest hospital in the public network in the state of Bahia, replicable for other public hospitals. To achieve this goal, a case study at the HGRS was realized by using three methodological steps and techniques: i) documentary research based on content analysis of institutional documents; ii) survey research using a questionnaire; iii) focus group based on a previously prepared script. These three steps and methodological techniques were complemented by the observation of the author of this dissertation, who currently holds the position of medical accounts coordinator at HGRS, allowing data triangulation to be carried out. Thus, eight managerial skills were mapped (“team spirit”, “time management”, “focus on results”, “conflict management”, “leadership”, “planning”, “decision making”, and “working under pressure”) in a sample made up of 105 managers occupying coordination/supervision positions/functions, including the coordination of the hospital's human resources, with the following profile: primarily female (73%), aged between 31 and 50 years (83%), high level of education (84% have a postgraduate degree), works in the administrative area (58%), at least 68% have professional training in the health area and 52% have worked in the role of coordination/supervision for between 1 and 4 years. The results showed that the management competencies that presented the most significant gaps and, therefore, presented the highest levels of training priorities were “working under pressure, “conflict management,” and “time management.” Thus, three learning trials were proposed for these three management competencies. The proposed competencybased training management technology was materialized in the form of an institutional digital platform recommended for implementation, as a pilot project, in the HGRS intranet system and later replicable to other public hospitals, thus contributing to disseminating the competency-based training management in the area of public health in the state of Bahia and consequently improve the quality of services provided by public hospitals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão por competênciaspt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectTrilhas de aprendizagempt_BR
dc.subjectGestores hospitalarespt_BR
dc.subject.otherCompetence managementpt_BR
dc.subject.otherTrainingpt_BR
dc.subject.otherLearning trailspt_BR
dc.subject.otherHospital managerspt_BR
dc.titleCompetências gerenciais em hospital público na Bahia: gestão da capacitação por competências com base em trilhas de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Grace Kelly Marques-
dc.contributor.advisor-co1Moscon, Daniela Campos Bahia-
dc.contributor.referee1Rodrigues, Grace Kelly Marques-
dc.contributor.referee2Benevides, Tania Moura-
dc.contributor.referee3Almeida, Lorena Rosa Santos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8585447311239774pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação teve por objetivo geral propor uma tecnologia de gestão da capacitação por competências, para desenvolvimento de competências gerenciais baseada em Trilhas de Aprendizagem no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), o maior hospital da rede pública do estado da Bahia, replicável para outros hospitais públicos baianos. Para atingir esse objetivo, foi utilizada como principal estratégia metodológica, um estudo de caso no referido hospital a partir de três etapas e técnicas metodológicas: i) pesquisa documental a partir de análise de conteúdo de documentos institucionais; ii) pesquisa tipo survey mediante a aplicação de um questionário; iii) grupo focal a partir de um roteiro previamente elaborado. Essas três etapas e técnicas metodológicas foram complementadas pela observação do autor desta dissertação, atualmente exercendo o cargo de coordenador de Contas Hospitalares do HGRS, permitindo a realização da triangulação de dados. Assim, foram mapeadas oito competências gerenciais (espírito de equipe, administração do tempo, foco no resultado, gestão de conflitos, liderança, planejamento, tomada de decisão e trabalho sob pressão) em uma amostra formada por 105 gestores ocupantes dos cargos/funções de coordenação/supervisão, incluindo a coordenação de recursos humanos do hospital, com o seguinte perfil: majoritariamente feminino (73%), na faixa etária entre 31 e 50 anos (83%), alto grau de escolaridade (84% tem pós graduação), trabalha na área administrativa (58%), ao menos 68% tem formação profissional na área de saúde e 52% tem entre 1 e 4 anos atuando no cargo/função de coordenação/supervisão. Os resultados encontrados mostraram que as competências gerenciais que apresentaram os maiores gaps/lacunas e, portanto, apresentaram os maiores índices de prioridades de capacitação, foram: i) trabalho sob pressão; ii) gestão de conflitos; e iii) administração do tempo. Assim, foram propostas três trilhas de aprendizagem para essas 3 competências gerenciais. A tecnologia de gestão da capacitação por competências proposta foi materializada na forma de uma plataforma digital institucional recomendada para implantação, como projeto-piloto, no sistema de intranet do HGRS, e posteriormente replicável para outros hospitais públicos, contribuindo assim para difundir a gestão da capacitação por competências na área da saúde pública no Estado da Bahia e consequentemente melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos hospitais públicos.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
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