Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42209
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Jamille de Almeida Freitas-
dc.date.accessioned2025-06-02T14:31:03Z-
dc.date.available2025-06-02T14:31:03Z-
dc.date.issued2024-07-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/42209-
dc.description.abstractThis work focused on the analysis of fire safety conditions in state public schools with the aim of proposing Social Management Technology to support the optimized management of available resources to prevent and mitigate fire and panic risks. The methodology included a bibliographic and documentary survey, carrying out field research, applying risk analysis of the location to be studied, as well as semi-structured interviews with key actors, finally, visits were carried out to bodies through the Social Residence in other states, aiming to learn about accident prevention practices in the school environment already carried out in these locations. Thus, to achieve the general objective, a survey of fire and panic safety conditions in schools/colleges of the state public education network was carried out through consultation with the Military Fire Department on the issue of the Fire Department Inspection Report in the schools, as well as collecting information from the Consolidated Report – TCEBA; the application of the ARICA:2019 semi-quantitative method to quantify fire risks in the school studied; bodies were visited through the Social Residence in order to learn about accident prevention practices in the school environment already carried out in other locations; a description of possible practices to be developed was made, with the minimum security measures necessary for the location noted. Within this approach, the development of social management technology was proposed with the definition of actions to be adopted (response) to reduce accidents and enhance prevention and proposition of Social Management Technology – Safe School Project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão de risco de incêndiopt_BR
dc.subjectSegurança contra incêndiopt_BR
dc.subjectARICApt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherFire risk managementpt_BR
dc.subject.otherFire safetypt_BR
dc.subject.otherARICApt_BR
dc.subject.otherPreventionpt_BR
dc.subject.otherSchoolpt_BR
dc.titleEscola segura: proposta de tecnologia de gestão de risco de incêndio e pânico em uma escola da pública da Península Itapagipanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1Soares Júnior, Jair Sampaio-
dc.contributor.referee1Soares Júnior, Jair Sampaio-
dc.contributor.referee2Teixeira, Luiza Reis-
dc.contributor.referee3Ferreira, Adonias Magdiel Silva-
dc.contributor.referee4Oliveira Junior, Valdir Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1495873802928053pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se concentrou na análise das condições de segurança contra incêndio das escolas estaduais da rede pública visando propor Tecnologia de Gestão Social para apoiar a gestão otimizada dos recursos disponíveis para prevenir e mitigar riscos de incêndio e pânico. A metodologia incluiu levantamento bibliográfico e documental, com a realização de pesquisa de campo, aplicando análise de risco do local a ser estudado, bem como entrevista semiestruturada com atores-chave, por fim, foram realizadas visitas a órgãos através da Residência Social em outros estados, visando conhecer práticas de prevenção de acidentes no ambiente escolar, já realizadas nessas localidades. Dessa forma, para atingir o objetivo geral, foi realizado o levantamento das condições de segurança contra incêndio e pânico nas escolas/colégios da rede pública de ensino estadual, através de consulta ao Corpo de Bombeiros Militar sobre a questão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros nas escolas, bem como o levantamento de informações do Relatório Consolidado – TCEBA; a aplicação do método semiquantitativo ARICA:2019 para quantificar os riscos de incêndio no colégio estudado; foram visitados órgãos através da Residência Social visando conhecer práticas de prevenção de acidentes no ambiente escolar já realizadas em outras localidades; feita a descrição de práticas possíveis de serem desenvolvidas, com o apontamento de medidas de segurança mínimas necessárias ao local. Dentro dessa abordagem, foi proposta a elaboração da tecnologia de gestão social com a definição das ações a serem adotadas (resposta) para reduzir acidentes e potencializar a prevenção e proposição da Tecnologia de Gestão Social – Projeto Escola Segura.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PDGS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESCOLA SEGURA PROPOSTA DE TECNOLOGIA DE GESTÃO DE RISCO.pdfDissertação - Jamille De Almeida Freitas Campos5,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.