| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.creator | Campos, Jamille de Almeida Freitas | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-02T14:31:03Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-02T14:31:03Z | - |
| dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42209 | - |
| dc.description.abstract | This work focused on the analysis of fire safety conditions in state public schools with the aim of proposing Social Management Technology to support the optimized management of available resources to prevent and mitigate fire and panic risks. The methodology included a bibliographic and documentary survey, carrying out field research, applying risk analysis of the location to be studied, as well as semi-structured interviews with key actors, finally, visits were carried out to bodies through the Social Residence in other states, aiming to learn about accident prevention practices in the school environment already carried out in these locations. Thus, to achieve the general objective, a survey of fire and panic safety conditions in schools/colleges of the state public education network was carried out through consultation with the Military Fire Department on the issue of the Fire Department Inspection Report in the schools, as well as collecting information from the Consolidated Report – TCEBA; the application of the ARICA:2019 semi-quantitative method to quantify fire risks in the school studied; bodies were visited through the Social Residence in order to learn about accident prevention practices in the school environment already carried out in other locations; a description of possible practices to be developed was made, with the minimum security measures necessary for the location noted. Within this approach, the development of social management technology was proposed with the definition of actions to be adopted (response) to reduce accidents and enhance prevention and proposition of Social Management Technology – Safe School Project. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Gestão de risco de incêndio | pt_BR |
| dc.subject | Segurança contra incêndio | pt_BR |
| dc.subject | ARICA | pt_BR |
| dc.subject | Prevenção | pt_BR |
| dc.subject | Escola | pt_BR |
| dc.subject.other | Fire risk management | pt_BR |
| dc.subject.other | Fire safety | pt_BR |
| dc.subject.other | ARICA | pt_BR |
| dc.subject.other | Prevention | pt_BR |
| dc.subject.other | School | pt_BR |
| dc.title | Escola segura: proposta de tecnologia de gestão de risco de incêndio e pânico em uma escola da pública da Península Itapagipana | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Soares Júnior, Jair Sampaio | - |
| dc.contributor.referee1 | Soares Júnior, Jair Sampaio | - |
| dc.contributor.referee2 | Teixeira, Luiza Reis | - |
| dc.contributor.referee3 | Ferreira, Adonias Magdiel Silva | - |
| dc.contributor.referee4 | Oliveira Junior, Valdir Ferreira de | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1495873802928053 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho se concentrou na análise das condições de segurança contra incêndio das escolas estaduais da rede pública visando propor Tecnologia de Gestão Social para apoiar a gestão otimizada dos recursos disponíveis para prevenir e mitigar riscos de incêndio e pânico. A metodologia incluiu levantamento bibliográfico e documental, com a realização de pesquisa de campo, aplicando análise de risco do local a ser estudado, bem como entrevista semiestruturada com atores-chave, por fim, foram realizadas visitas a órgãos através da Residência Social em outros estados, visando conhecer práticas de prevenção de acidentes no ambiente escolar, já realizadas nessas localidades. Dessa forma, para atingir o objetivo geral, foi realizado o levantamento das condições de segurança contra incêndio e pânico nas escolas/colégios da rede pública de ensino estadual, através de consulta ao Corpo de Bombeiros Militar sobre a questão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros nas escolas, bem como o levantamento de informações do Relatório Consolidado – TCEBA; a aplicação do método semiquantitativo ARICA:2019 para quantificar os riscos de incêndio no colégio estudado; foram visitados órgãos através da Residência Social visando conhecer práticas de prevenção de acidentes no ambiente escolar já realizadas em outras localidades; feita a descrição de práticas possíveis de serem desenvolvidas, com o apontamento de medidas de segurança mínimas necessárias ao local. Dentro dessa abordagem, foi proposta a elaboração da tecnologia de gestão social com a definição das ações a serem adotadas (resposta) para reduzir acidentes e potencializar a prevenção e proposição da Tecnologia de Gestão Social – Projeto Escola Segura. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Administração | pt_BR |
| dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PDGS)
|