Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Rafael Anunciação-
dc.creatorCarmo, Maria Beatriz Barreto do-
dc.creatorVéras, Renata Meira-
dc.date.accessioned2024-10-04T11:22:51Z-
dc.date.available2024-10-04T11:22:51Z-
dc.date.issued2024-07-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, R. A. CARMO, M. B. B. do.; VÉRAS, R. M. Saúde Mental e dimensões da vivência acadêmica de estudantes universitários da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. esp. 2, e024015. e-ISSN: 2177-5060. DOI: https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19372pt_BR
dc.identifier.issn2177-5060pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40309-
dc.description.abstractThe academic experience in Psychology, composed of five dimensions, refers to the set of experiences and socio-emotional aspects experienced by students during their career at the University. From this perspective, this quantitative, cross-sectional, exploratory analytical study aimed to carry out a survey and describe the dimensions of the academic experience of undergraduates on the campuses of the Federal University of Bahia in 2021. Data collection consisted of the application of the instruments: Questionnaire Socioeconomic- demographic and the Academic Experiences Questionnaire in its reduced version (QVA-r), with a 5-point Likert scale. As a result, 509 undergraduates participated in this study, 367 (71.2%) female and 142 (27.9%) male, with an average age of 24.06 years (SD=6.56). The results also show, after being subjected to quantitative analyses, that the Career dimension plays an important role for students (M=3.77; SD=0.73).pt_BR
dc.description.abstractLa experiencia académica en Psicología, compuesta por cinco dimensiones, se refiere al conjunto de experiencias y aspectos socioemocionales que viven los estudiantes durante su carrera en la Universidad. Desde esta perspectiva, este estudio analítico exploratorio, cuantitativo, transversal tuvo como objetivo realizar una encuesta y describir las dimensiones de la experiencia académica de los estudiantes de pregrado en los campus de la Universidad Federal de Bahía en 2021. La recolección de datos consistió en la aplicación del instrumentos: Cuestionario Socioeconómico-demográfico y el Cuestionario de Experiencias Académicas en su versión reducida (QVA-r), con escala Likert de 5 puntos. Como resultado, participaron de este estudio 509 estudiantes universitarios, 367 (71,2%) mujeres y 142 (27,9%) hombres, con una edad promedio de 24,06 años (DE=6,56). Los resultados también muestran, después de haber sido sometidos a análisis cuantitativos, que la dimensión Carrera juega un papel importante para los estudiantes (M=3,77; DE=0,73).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofPlurais - Revista Multidisciplinarpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectVivência acadêmicapt_BR
dc.subject.otherUniversity studentspt_BR
dc.subject.otherUniversity educationpt_BR
dc.subject.otherMental healthpt_BR
dc.subject.otherUniversitiespt_BR
dc.subject.otherAcademic experiencept_BR
dc.titleSaúde mental e dimensões da vivência acadêmica de estudantes universitários da Universidade Federal da Bahia, Brasilpt_BR
dc.title.alternativeMental health and dimensions of the academic experience of university students at the Federal University of Bahia, Brazilpt_BR
dc.title.alternativeSalud mental y dimensiones de la experiencia académica de estudiantes universitarios de la Universidad Federal de Bahia, Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.citation.issueesp. 1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage27pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19372pt_BR
dc.description.resumoA Vivência Acadêmica em Psicologia, composta por cinco dimensões, refere-se ao conjunto de experiências e aspectos socioemocionais vivenciados pelos estudantes durante a sua trajetória na Universidade. Nessa perspectiva, este estudo quantitativo, de corte transversal, do tipo analítico exploratório, objetivou realizar o levantamento e descrever as dimensões da Vivência Acadêmica de graduandos dos campi da Universidade Federal da Bahia em 2021. A coleta de dados consistiu na aplicação dos instrumentos: Questionário Socioeconômico- demográfico e o Questionário de Vivências Acadêmicas na sua versão reduzida (QVA-r), com escala Likert de 5 pontos. Como resultados, participaram deste estudo 509 graduandos, sendo 367 (71,2%) do gênero feminino e 142 (27,9%) do gênero masculino, com idade média de 24,06 anos (DP=6,56). Os resultados evidenciam ainda, após serem submetidos às análises quantitativas, que a dimensão Carreira exerce um papel importante para os estudantes (M=3,77; DP=0,73).pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPSI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Saúde Mental e Dimensões da Vivência Acadêmica de Estudantes Universitários da Universidade Federal da Bahia, Brasil_Rafael Anunciação Oliveira.pdfArtigo_Saúde Mental e Dimensões da Vivência Acadêmica de Estudantes Universitários da Universidade Federal da Bahia, Brasil_Rafael Anunciação Oliveira719,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.