DC Field | Value | Language |
dc.creator | Elias, Elias Nasr Naim | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-28T16:58:55Z | - |
dc.date.available | 2017-12-20 | - |
dc.date.available | 2024-09-28T16:58:55Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40270 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | VANT quadrotor | pt_BR |
dc.subject | Acurácia Posicional | pt_BR |
dc.title | Atualização cartográfica através de imagens obtidas com veículo aéreo não tripulado (VANT) quadrotor. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Vivian de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2389315878658535 | pt_BR |
dc.description.resumo | O embarque de sensores em Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs) quadrotores para
fins de aquisição de informações espaciais, tendo em vista a elaboração e atualização de produtos
cartográficos, teve grande avanço a partir do século XXI, uma vez que, os avanços tecnológicos
neste meio, viabilizaram o uso de técnicas sofisticadas para as etapas do processamento digital
através de fotografias obtidas por meio de câmeras digitais. O objetivo desse trabalho foi o uso e
aplicação de uma metodologia a fim de gerar ortofotos digitais a partir de fotografias obtidas por
meio de VANT quadrotor das mudanças ocorridas em uma determinada área urbana, viabilizando
a realização da atualização cartográfica e posteriormente a avaliação da exatidão posicional do
produto final. Dessa forma, buscou-se avaliar a aplicabilidade da tecnologia VANT para fins de
atualização cartográfica. A metodologia empregada neste trabalho previu a análise e interpretação
dos elementos presentes na área de estudo, planejamento dos voos correspondentes aos locais onde
houveram mudanças na mesma, aquisição das fotografias aéreas, calibração da câmera,
identificação de feições homólogas entre os dados obtidos e o terreno, coleta destas coordenadas
por meio de rastreio GNSS, processamento das imagens brutas para a geração dos Modelos
Digitais de Elevação (MDEs) e das ortofotos digitais, vetorização das regiões onde houveram
mudanças e controle de qualidade do mapa final obtido. O controle de qualidade foi realizado
conforme as análises estatísticas de tendência e de precisão através de pontos de verificação no
terreno de acordo com Padrão de Exatidão Cartográfica (PEC). O recobrimento
aerofotogramétrico foi realizado com altura média de 60 metros e foram obtidas automaticamente
com a câmera não métrica FC 200 14Mp. Foram realizados 20 planos de voos em toda a área de
estudo, utilizando 26 pontos de controle para o processamento das fotografias. Foram geradas 7
ortofotos digitais. Para o controle de qualidade planimétrico foram calculados 24 pontos para as
análises estatísticas de tendência e de precisão. As análises realizadas corresponderam a escala de
1:2000, uma vez que corresponde ao produto cartográfico utilizado inicialmente para a atualização,
sendo avaliado na classe B do PEC. Dessa forma, pode-se concluir que o uso da técnica VANT é
viável para fins de atualização cartográfica. Contudo houveram dificuldades relacionadas a
obtenção, processamento e geração dos produtos finais, caracterizadas pelas limitações do
equipamento e aspectos da área de estudo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.type.degree | Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.course | ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA - NOTURNO | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Escola Politécnica)
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