Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Velloso, Silvia Gomes de Santana | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-26T17:30:42Z | - |
dc.date.available | 2024-08-26T17:30:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39993 | - |
dc.description.abstract | This thesis reflects on the teaching of literary reading and literacy in Rural Education. The investigative question concerns the necessary criticism of the conceptions of reading and literacy in the teaching of literature in Rural Education and in teacher training, paying attention to ethnic-racial issues. The general objective of the research is to propose critical and emancipatory teaching strategies through literary reading, considering the interaction with experiences, identities, memories, subjectivities, cultural modes and issues that affect peasant communities. In this way, a critical analysis of conceptions of reading, literature, literacy and their implications for pedagogical proposals for Rural Education will be carried out; the synthetic presentation of the field as a cultural and identity space that requires specific teaching and learning methods; the problematization of the curricular contents of literature teaching indicated by official documents, concerning Rural Education; criticism of initial teacher training and the urban-centric, racist and colonialist curriculum; as well as strategies for teaching literary reading that consider the knowledge, identities and ways of life of peasant communities will be recommended. This is a bibliographic and autoethnographic research, in which, also, the trajectories of life, teaching and research followed by the author are made available to the theoretical construction on how to teach literary reading, focusing on the capacity of this artistic-discursive element in fictionalization of the lives of minority groups, in the fight against coloniality and structural racism, sexism, patriarchy. The data collected in official documents, analyzed using content analysis techniques, and autoethnographic procedures allow us to present critical proposals for teaching literary reading, attentive to the approach to ethnic-racial issues, in confronting racism and coloniality, from the perspective of human emancipation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.subject | Letramentos | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Identidades | pt_BR |
dc.subject.other | Literary reading | pt_BR |
dc.subject.other | Literacy | pt_BR |
dc.subject.other | Rural Education | pt_BR |
dc.subject.other | Teaching | pt_BR |
dc.subject.other | Identities | pt_BR |
dc.title | Leitura, letramentos e o ensino de literatura na educação do campo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Alvanita Almeida | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Souza, Ana Lúcia Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, Alvanita Almeida | - |
dc.contributor.referee2 | Aguiar, Ana Ligia Leite e | - |
dc.contributor.referee3 | Duarte, Rosinês de Jesus | - |
dc.contributor.referee4 | Moreira, Jailma do Santos Pedreira | - |
dc.contributor.referee5 | Taffarel, Celi Nelza Zulke | - |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0001-8369-8333 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=35F72699839110D97092569527E876E5# | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese reflete sobre o ensino da leitura literária e os letramentos, na Educação do Campo. A questão investigativa diz respeito às críticas necessárias às concepções de leitura e letramento no ensino da literatura na Educação do Campo e na formação docente, atentando-se para as questões étnico-raciais. O objetivo geral da pesquisa consiste em propor estratégias de ensino crítico e emancipatório por meio da leitura literária, considerando a interação com as vivências, identidades, memórias, subjetividades, modos culturais e as questões que afetam as comunidades campesinas. Desta maneira, realizar-se-ão a análise crítica de concepções de leitura, literatura, letramentos e suas implicações nas propostas pedagógicas para a Educação do Campo; a apresentação sintética do campo como espaço cultural e identitário que exige métodos específicos de ensino e aprendizagem; a problematização dos conteúdos curriculares de ensino da literatura indicados pelos documentos oficiais, concernentes à Educação do Campo; críticas à formação inicial de docentes e ao currículo urbanocêntrico, racista e colonialista; bem como serão recomendadas estratégias de ensino da leitura literária que considerem os conhecimentos, as identidades e os modos de vida das comunidades campesinas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e autoetnográfica, em que, também, as trajetórias de vida, docência e pesquisa percorridas pela autora colocam-se à disposição da construção teórica sobre como ensinar a leitura literária, focalizando a capacidade deste elemento artístico-discursivo na ficcionalização da vida dos grupos minoritários, na luta contra a colonialidade e o racismo estrutural, o sexismo, o patriarcalismo. Os dados coletados em documentos oficiais, analisados com técnicas próprias da análise de conteúdo, e os procedimentos autoetnográficos nos permitem apresentar propostas críticas de ensino da leitura literárias, atentas à abordagem das questões étnico raciais, no enfrentamento ao racismo e à colonialidade, na perspectiva da emancipação humana. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.type.degree | Doutorado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGLITCULT)
|