Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Souza, Mona Lisa Nunes de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-23T14:19:27Z | - |
dc.date.available | 2024-08-23T14:19:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
dc.identifier.citation | Souza, Mona Lisa Nunes de. ‘O que é que você quer ser? carroceiro?’: a labuta dos trabalhadores do transporte em Salvador no século XIX. Orientadora: Gabriela do Reis Sampaio. 2024. 2027 f.il... Dissertação. (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História. Faculdade de Filosofia Ciências Humanas Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39980 | - |
dc.description.abstract | This work investigates the experience of transport workers in the city of Salvador in the second half of the 19th century, using records of urban workers as its main source, which contains data on 713 men. It focuses on the analysis and interpretation of the way in which carters, coachmen, drivers and apprentices developed their own ways of social and work relations that were shared on the streets of the city of Salvador between 1866-1874. From the analysis of the correspondence sent from the city council to the province's presidency between 1850s, 1860s and 1870s, it was possible to raise issues involving urban services such as the distribution of gas, water, meat greenery and cleaning of streets and squares, as well as passengers movement and other services provided for a long time by cars and carts, as well presenting their drivers. Although there was a certain hegemony surrounding the carrying work carried out almost exclusively by African slaves, after the end of the slave trade in 1850, new investments in cities and changes in the world of work had to be made. This contributed to the greater modification and flattening of streets for the use of cars, carts and trams that were gradually implemented in the urban perimeter of Salvador during the period studied. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trabalhadores do transporte | pt_BR |
dc.subject | Carroceiros | pt_BR |
dc.subject | Cocheiros | pt_BR |
dc.subject | Boleeiros | pt_BR |
dc.subject | Condutores | pt_BR |
dc.subject | Salvador século XIX | pt_BR |
dc.subject.other | Transport workers | pt_BR |
dc.subject.other | Carters | pt_BR |
dc.subject.other | Coachmen | pt_BR |
dc.subject.other | Conductors | pt_BR |
dc.subject.other | Salvador XIX century | pt_BR |
dc.title | ‘O que é que você quer ser? carroceiro?’: a labuta dos trabalhadores do transporte em Salvador no século XIX | pt_BR |
dc.title.alternative | ‘What do you want to be? carrier?’: a toil of transport workers in Salvador in the 19th century | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sampaio, Gabriela dos Reis | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6050013705102457 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sampaio, Gabriela dos Reis | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6050013705102457 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Albuquerque, Wlamyra Ribeiro de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2359566367659802 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Castellucci, Aldrin Armstrong Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7100240442842976 | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0009-0006-0129-5287 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1734123803110862 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo investigar a experiência de trabalhadores do transporte na cidade de Salvador na segunda metade do século XIX, tendo como principal fonte os registros de matrículas dos trabalhadores urbanos, no qual constam dados sobre 713 homens. Centra-se na análise e interpretação da maneira como carroceiros, cocheiros, boleeiros condutores e aprendizes foram elaborando maneiras próprias de relações sociais e de trabalho que eram compartilhadas nas ruas da cidade de Salvador entre 1866-1874. Além disso, a partir da análise da série de correspondências expedidas da câmara municipal para a presidência da província entre as décadas de 1850, 1860 e 1870, foi possível levantar os assuntos que envolviam serviços urbanos como a distribuição de gás, de água, de carne verde e da limpeza das ruas e praças, bem como da locomoção de passageiros e demais modalidades. Isso nos permitiu perceber que determinadas prestações de serviços dependeram por muito tempo do uso de carros e carroças, assim como de seus condutores. Embora existisse certa hegemonia em torno do trabalho de carrego realizado quase exclusivamente por carregadores africanos escravizados e libertos, a partir do fim do tráfico em 1850, novos investimentos nas cidades e modificações no mundo do trabalho tiveram que ser pensadas. Isso contribuiu para a maior modificação e aplanamento das ruas para o uso de carros, carroças e bondes que paulatinamente foi sendo implementadas no perímetro urbano de Salvador no período estudado. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
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dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGH)
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