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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39980
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Mona Lisa Nunes de-
dc.date.accessioned2024-08-23T14:19:27Z-
dc.date.available2024-08-23T14:19:27Z-
dc.date.issued2024-01-31-
dc.identifier.citationSouza, Mona Lisa Nunes de. ‘O que é que você quer ser? carroceiro?’: a labuta dos trabalhadores do transporte em Salvador no século XIX. Orientadora: Gabriela do Reis Sampaio. 2024. 2027 f.il... Dissertação. (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História. Faculdade de Filosofia Ciências Humanas Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39980-
dc.description.abstractThis work investigates the experience of transport workers in the city of Salvador in the second half of the 19th century, using records of urban workers as its main source, which contains data on 713 men. It focuses on the analysis and interpretation of the way in which carters, coachmen, drivers and apprentices developed their own ways of social and work relations that were shared on the streets of the city of Salvador between 1866-1874. From the analysis of the correspondence sent from the city council to the province's presidency between 1850s, 1860s and 1870s, it was possible to raise issues involving urban services such as the distribution of gas, water, meat greenery and cleaning of streets and squares, as well as passengers movement and other services provided for a long time by cars and carts, as well presenting their drivers. Although there was a certain hegemony surrounding the carrying work carried out almost exclusively by African slaves, after the end of the slave trade in 1850, new investments in cities and changes in the world of work had to be made. This contributed to the greater modification and flattening of streets for the use of cars, carts and trams that were gradually implemented in the urban perimeter of Salvador during the period studied.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhadores do transportept_BR
dc.subjectCarroceirospt_BR
dc.subjectCocheirospt_BR
dc.subjectBoleeirospt_BR
dc.subjectCondutorespt_BR
dc.subjectSalvador século XIXpt_BR
dc.subject.otherTransport workerspt_BR
dc.subject.otherCarterspt_BR
dc.subject.otherCoachmenpt_BR
dc.subject.otherConductorspt_BR
dc.subject.otherSalvador XIX centurypt_BR
dc.title‘O que é que você quer ser? carroceiro?’: a labuta dos trabalhadores do transporte em Salvador no século XIXpt_BR
dc.title.alternative‘What do you want to be? carrier?’: a toil of transport workers in Salvador in the 19th centurypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História (PPGH) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Sampaio, Gabriela dos Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6050013705102457pt_BR
dc.contributor.referee1Sampaio, Gabriela dos Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6050013705102457pt_BR
dc.contributor.referee2Albuquerque, Wlamyra Ribeiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2359566367659802pt_BR
dc.contributor.referee3Castellucci, Aldrin Armstrong Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7100240442842976pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0006-0129-5287pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1734123803110862pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar a experiência de trabalhadores do transporte na cidade de Salvador na segunda metade do século XIX, tendo como principal fonte os registros de matrículas dos trabalhadores urbanos, no qual constam dados sobre 713 homens. Centra-se na análise e interpretação da maneira como carroceiros, cocheiros, boleeiros condutores e aprendizes foram elaborando maneiras próprias de relações sociais e de trabalho que eram compartilhadas nas ruas da cidade de Salvador entre 1866-1874. Além disso, a partir da análise da série de correspondências expedidas da câmara municipal para a presidência da província entre as décadas de 1850, 1860 e 1870, foi possível levantar os assuntos que envolviam serviços urbanos como a distribuição de gás, de água, de carne verde e da limpeza das ruas e praças, bem como da locomoção de passageiros e demais modalidades. Isso nos permitiu perceber que determinadas prestações de serviços dependeram por muito tempo do uso de carros e carroças, assim como de seus condutores. Embora existisse certa hegemonia em torno do trabalho de carrego realizado quase exclusivamente por carregadores africanos escravizados e libertos, a partir do fim do tráfico em 1850, novos investimentos nas cidades e modificações no mundo do trabalho tiveram que ser pensadas. Isso contribuiu para a maior modificação e aplanamento das ruas para o uso de carros, carroças e bondes que paulatinamente foi sendo implementadas no perímetro urbano de Salvador no período estudado.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
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dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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