Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39764
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorMadeira, Afonso Celso M.-
dc.date.accessioned2024-08-08T19:08:29Z-
dc.date.available2024-08-08T19:08:29Z-
dc.date.issued2023-07-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39764-
dc.description.abstractThe dissertation presents the study of productions that deal with applications, implications and challenges related to the use of artificial intelligence (AI) in tutoring in Distance Education (DE). Its theme is the use and possibilities of AI in distance learning tutoring. The research question was: what are the perspectives, applications and implications of AI in the context of distance learning tutoring, from the perspective of Information Science (IS)? The objective is to identify IS perspectives, applications, implications and challenges inherent to artificial intelligence aimed at the context of distance learning tutoring. To this end, the methodology was a literature review, based on the following databases: GT-8 (Information and Technology) from Enancib, Brapci and Web of Science. The main results indicate that the national bases did not record significant results. In the Web of Science, 32 articles were registered that dialogue with the research question. The retrieved articles were subdivided for analysis into four categories: Artificial Intelligence, Distance Education, Tutoring and Others. Most of them present incipient technological solutions to intelligently support the practice of educational tutoring, focused on the effective use of available or predictive information. As a conclusion, the following consideration was obtained from this study: several uses of intelligent tutoring systems were recorded in the articles, however they demonstrate an incipient application of AI, given the technical possibilities envisioned by other authors, based on the findings of this research, both related to support regarding the replacement of human guardians. The speed of investigation and dissemination of Information Science cannot keep up with the speed of development/advancement of Artificial Intelligence in several areas, including those related to knowledge workers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEAD – ensino à distânciapt_BR
dc.subjectEAD – tutoriapt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subject.otherDistance learning – distance learningpt_BR
dc.subject.otherEAD – tutoringpt_BR
dc.subject.otherArtificial intelligencept_BR
dc.titleInteligência artificial na tutoria em EAD: perspectivas na Ciência da Informaçãopt_BR
dc.title.alternativeArtificial intelligence in distance learning tutoring: perspectives in Information Sciencept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1Neves, Barbara Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7327673330074701pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Barbara Coelho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7327673330074701pt_BR
dc.contributor.referee2Siebra, Sandra de Albuquerque-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4923627544089379pt_BR
dc.contributor.referee3Mello, Ricardo Coutinho-
dc.contributor.referee3Latteshttps://lattes.cnpq.br/2652839078793474pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6774-5152pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9554358927153279pt_BR
dc.description.resumoA dissertação apresenta o estudo sobre produções que tratam de aplicações, implicações e desafios relacionados ao uso da inteligência artificial (IA) na tutoria em Educação à Distância (EAD). Tem como tema o uso e possibilidades da IA na tutoria em EAD. A pergunta de pesquisa foi: quais as perspectivas, aplicações e implicações da IA no contexto da tutoria EAD, a partir do olhar da Ciência da Informação (CI)? O objetivo é identificar na CI perspectivas, aplicações, implicações e desafios inerentes à inteligência artificial voltadas para o contexto da tutoria EAD. Para tanto, teve como metodologia a revisão de literatura, a partir das seguintes bases de dados: GT-8 (Informação e Tecnologia) do Enancib, Brapci e Web of Science. Os principais resultados apontam que as bases nacionais, não registraram resultados significativos. Na Web of Science foram registrados 32 artigos que dialogam com a questão de pesquisa. Os artigos recuperados foram subdivididos para análise em quatro categorias: Inteligência artificial, Educação a Distância, Tutoria e Outros. Em sua maioria, apresentam soluções tecnológicas incipientes de apoio inteligente à prática da tutoria educacional, focadas no uso efetivo de informações disponíveis ou preditivas. Como conclusão obteve-se com este estudo a seguinte consideração: diversos usos de sistemas tutores inteligentes foram registrados nos artigos, no entanto demonstram incipiente aplicação da IA, diante das possibilidades técnicas vislumbradas por outros autores, à partir dos achados desta pesquisa, tanto relacionadas ao apoio quanto à substituição de tutores humanos. A velocidade de investigação e difusão da Ciência da Informação não consegue acompanhar a rapidez no desenvolvimento/avanço da Inteligência Artificial em diversas áreas, inclusive relacionadas aos trabalhadores do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.relation.referencesMadeira, Afonso Celso M. Inteligência artificial na tutoria em EAD: perspectivas na Ciência da Informação. 2023. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação) - Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, 2023.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGCI)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Afonso Madeira - Dissertação Mestrado Acadêmico.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.