Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39680
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaz, Daniel Juracy Mellado-
dc.date.accessioned2024-07-26T17:22:31Z-
dc.date.available2024-07-26T17:22:31Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.citationPaz, D. J. M. (2022). Riegl faz história: o Denkmalkultus visto à luz da historiografia de Alois Riegl. Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 30, 1-27. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/186908pt_BR
dc.identifier.issn1982-0267pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39680-
dc.description.abstractThe book Der moderne Denkmalkultus, sein Wesen und seine Entsehung (The modern cult of monuments: its character and origin), by art historian Alois Riegl (1858-1905), is today considered a seminal work of the dialogue we call Conservation and Restoration Theories and in Brazil increasingly studied, with new and even pioneering conceptions in 1903, when it was originally published. A closer reading of Riegl’s oeuvre reveals a much more sophisticated framework than the isolated reading of Denkmalkultus, as is usual in Heritage Studies. Throughout his books, Riegl explores and discusses a particular conception of History and the Historian’s craft. In it, diachronically, is present a growing emphasis on History as a continuous becoming, in which long-term lines of meaning are recognizable – such as the progressive and reactive vectors coexisting in each work of art –, and the possibility of different epochs intersecting each other, from the look at the past, including the contemporary historian. Contributions from Cultural History and the study of worldviews are also synchronously integrated in this conception. Thus, it is revealed that Denkmalkultus, like other texts by Riegl, was not merely provide a description of the global processes that the author believed existed from the Paleolithic to the Modern Era as a concrete example of this teleological progression, a notion that is essential for intepreting Riegl’s work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Paulopt_BR
dc.relation.ispartofAnais do Museu Paulistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoriapt_BR
dc.subjectConservaçãopt_BR
dc.subjectRestauropt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subject.otherTheorypt_BR
dc.subject.otherConservationpt_BR
dc.subject.otherRestorationpt_BR
dc.subject.otherHistorypt_BR
dc.subject.otherArtpt_BR
dc.titleRiegl faz história: o Denkmalkultus visto à luz da historiografia de Alois Rieglpt_BR
dc.title.alternativeRiegl makes history: the Denkmalkultus seen in light of Alois Riegl’s historiographypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUSPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIApt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage27pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1982-02672022v30e10pt_BR
dc.description.resumoO livro Der moderne Denkmalkultus, sein Wesen und seine Entsehung (O culto moderno dos monumentos: sua essência e sua gênese), do historiador da arte Alois Riegl (1858-1905), é hoje considerado uma das obras capitais do diálogo que chamamos de Teorias da Conservação e Restauro, e no Brasil estudado cada vez mais, com concepções inéditas e mesmo pioneiras em 1903, quando foi publicado. A leitura mais atenta do conjunto da obra de Riegl revela uma construção muito mais sofisticada do que aparece à leitura isolada do Denkmalkultus, como usual na área do Patrimônio. Em seus livros, Riegl explora e estabelece uma concepção particular de história e do ofício do historiador. Nela, diacronicamente, estão presentes a ênfase crescente da História como um devir contínuo, onde eram reconhecíveis linhas de sentido de longo prazo – como os vetores progressivos e reativos coexistentes em cada obra de arte –, e a possibilidade de épocas diferentes se tangenciarem, a partir do olhar para o passado, inclusive do historiador contemporâneo. Também se encontram, sincronicamente, as contribuições da História Cultural e o estudo das cosmovisões. Revela-se assim que o Denkmalkultus, como outros textos de Riegl, não era apenas uma descrição dos processos globais que acreditava existir desde o Paleolítico até a Era Moderna, como um exemplo concreto da progressão teleológica, essencial para interpretar sua obra.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Arquitetura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Riegl Faz História.pdf568,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.