Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39216
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSaintil, Fednel-
dc.date.accessioned2024-03-19T12:08:38Z-
dc.date.available2024-03-19T12:08:38Z-
dc.date.issued2021-10-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39216-
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze the effect of transportation cost on the performance of Brazilian maritime exports. The infrastructure and efficiency of the provision of transport services and costs have lately been investigated in the field of transport economics. Brazil performs poorly in terms of transport quality and connectivity and in some other infrastructure-related aspects. Thus, a gravitational econometric model with fixed effects of origin and destination used to measure the effects of transport costs on the weight of exports from Brazilian states. Export data from the 27 states of Brazil with the rest of the world by sea were used for the period from 2013 to 2019. Based on the literature, the distance between the capitals of the states and the ports they handle was used on average 95% of Brazilian exports, and also a set of socioeconomic variables of the states. The results found showed that there is a negative, statistically significant and elastic relationship between the distance and the volume of export weight, meaning that the greater the distance between the state capitals and the ports, the smaller the weight of the export volume.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectExportações marítimaspt_BR
dc.subjectModelo gravitacionalpt_BR
dc.subjectCusto de transportept_BR
dc.subject.otherMaritime exportspt_BR
dc.subject.otherGravitational modelpt_BR
dc.subject.otherTransportation costspt_BR
dc.titleAnálise das exportações marítimas brasileiras a partir do modelo gravitacionalpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of brazilian maritime exports from the gravitational modelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia (PPGECO) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA REGIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONALpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Gervásio Ferreira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3545-3590pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6090603493401276pt_BR
dc.contributor.advisor2Moura, Ticiana Grecco Zanon-
dc.contributor.advisor2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3290-4269pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5689126365589113pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Gervásio Ferreira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3545-3590pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6090603493401276pt_BR
dc.contributor.referee2Moura, Ticiana Grecco Zanon-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5689126365589113pt_BR
dc.contributor.referee3Mata, Henrique Tomé da Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9168722643424017pt_BR
dc.contributor.referee4Rossi, Marta Cristiane Timóteo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0595985964769169pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5577-6573pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4692180760539804pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar o efeito de custo de transporte sobre o desempenho das exportações marítimas brasileiras. A infraestrutura e a eficiência da dotação de serviços de transporte e os custos vêm sendo investigados ultimamente no campo da economia de transporte. O Brasil tem um desempenho baixo no que se refere à qualidade e a conectividade de transporte e em alguns outros aspectos ligados à infraestrutura. Desse modo, um modelo econométrico gravitacional com efeitos fixos de origem e destino utilizado para mensurar os efeitos de custos de transporte sobre o peso das exportações dos estados brasileiros. Foram utilizados os dados de exportações das 27 unidades de federação do Brasil com o resto do mundo por via marítima para o período de 2013 a 2019. Com base na literatura, foi utilizada a distância entre as capitais das unidades de federação e os portos que movimentam em média 95% das exportações brasileiras, e também um conjunto de variáveis socioeconômicas dos estados. Os resultados, encontrados mostraram que existe uma relação negativa, estatisticamente significante e elástica entre a distância e o volume de peso das exportações, significando que quanto maior a distancia entre as capitais dos estados e os portos, menor será o peso do volume das exportações.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGECO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Fednel Saintil.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons