Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39181
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Matheus Souza-
dc.date.accessioned2024-03-07T18:22:39Z-
dc.date.available2024-03-07T18:22:39Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39181-
dc.description.abstractPart of apparently opposing worlds, journalism and art occupy and serve two disparate spectrums of society: journalism deals with the task of reporting, in the most objective, clear and impartial way possible, the facts and phenomena, trivial or extraordinary, that affect in a relevant way to the life of society; art, in turn, proposes to touch where journalism does not allow itself, where clarity is lost in the midst of the unconscious and subjectivity: in the soul. Contemporary art, or post-modern art, in an even more specific way, seeks to break with the standards of the traditional notion of art itself, and to do so it often uses the appropriation of elements and techniques from other fields of knowledge. In this case, journalism. In this monograph, we seek to analyze the panorama presented and the possibilities that this meeting provides for the future of journalism. Authors such as Lucia Santaella, Alfredo Cramerotti and Fabiana Moraes touch, with their works, on this ancient and controversial discussion between these distinct fields, but which have several similarities and points of interconnection. Some contemporary artists, such as Jonathas de Andrade from Pernambuco, Bárbara Wagner from Brasilia, among many others, find the foundation for the production of their works in journalistic practice, mixing documentary, reportage, photography, interviews and investigation. Along with this, journalism finds itself facing the challenge of dealing with the post-truth era, where news, as we know it, no longer seems so welcome and we begin to realize that, more than just making people known, we need to make you feel.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectConcepçãopt_BR
dc.subjectRelaçãopt_BR
dc.subjectObraspt_BR
dc.subject.otherJournalismpt_BR
dc.subject.otherArtpt_BR
dc.subject.otherConceptionpt_BR
dc.subject.otherRelationshippt_BR
dc.subject.otherArt piecept_BR
dc.titleArte e jornalismo: a utilização de práticas jornalísticas na concepção de obras na arte contemporâneapt_BR
dc.title.alternativeArt & journalism: the use of journalistic practices in the conception of works in contemporary artpt_BR
dc.title.alternativeArt & Journalisme - L'utilisation des pratiques journalistiques dans la conception d'œuvres d'art contemporainespt_BR
dc.title.alternativeArte y Periodismo - El uso de prácticas periodísticas en el diseño de obras de arte contemporáneaspt_BR
dc.title.alternativeArte e Giornalismo - L'utilizzo delle pratiche giornalistiche nella progettazione di opere d'arte contemporaneept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ - CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ - LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Ohana Boy-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5012418977724537pt_BR
dc.contributor.referee1Rossoni, Rodrigo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2262607071957053pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Cristiano Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9787045337019702pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Ohana Boy-
dc.description.resumoParte de mundos aparentemente opostos, jornalismo e arte ocupam e servem a dois espectros díspares da sociedade: o jornalismo ocupa-se da tarefa de informar, de maneira mais objetiva, clara e imparcial possível, os fatos e fenômenos, triviais ou extraordinários, que afetem de maneira relevante a vida da sociedade; a arte, por sua vez, se propõe a tocar onde o jornalismo não se permite, onde a clareza se perde em meio ao inconsciente e a subjetividade: na alma. A arte contemporânea, ou pós-moderna, de maneira ainda mais específica, busca romper com os padrões da própria noção tradicional de arte, e para isso muitas vezes se vale da apropriação de elementos e técnicas vindas de outros campos do conhecimento. Nesse caso, do jornalismo. Nesta monografia, buscamos analisar o panorama apresentado e as possibilidades que esse encontro proporciona ao futuro do jornalismo. Autores como Lucia Santaella, Alfredo Cramerotti e Fabiana Moraes abordam em seus trabalhos essa discussão entre tais campos distintos, mas possuidores de diversas similaridades e pontos de interconexão. Alguns artistas contemporâneos, como o pernambucano Jonathas de Andrade, a brasiliense Bárbara Wagner, entre muitos outros, encontram na prática jornalística o alicerce para a produção de suas obras, mesclando documentário, reportagem, fotografia, entrevista e investigação. Junto a isso, o jornalismo se vê frente ao desafio de lidar com a era da pós-verdade, onde a notícia, como conhecemos, não parece mais tão bem-vinda e se começa a perceber que, mais do que fazer saber, é preciso fazer sentir.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.relation.referencesCRAMEROTTI, Alfredo. Aesthetic Journalism: How to Inform Without Informing. UK, Chicago/EUA: Intellect Bristol, 2009. LEAL, Bruno Souza. As estéticas do jornalismo em transformação: perspectivas de pesquisa em comunicação. In SILVA, Gislene et al.Jornalismo Contemporâneo:Figurações, Impasses e Perspectivas. Editora EDUFBA, Salvador: 2011,p. 103-118. MORAES, Fabiana; DOS ANJOS, Moacir. Arte-jornalismo: representação, subjetividade, contaminação. Lumina, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 39–54, 2020. DOI: 10.34019/1981-4070.2020.v14.30099. MORAES, Fabiana. (2019). Subjetividade: ferramenta para um jornalismo mais íntegro e integral. Revista Extraprensa, 12(2), 204-219. SANTAELLA, Lúcia. (2015). As comunicações e as artes estão convergindo?. Revista Farol, 1(6), 20–44. SANTAELLA, Lúcia. (2016). A arte contemporânea e seus enigmas. Anais do 15º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. BENJAMIN, Walter. "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica". In: Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1987. MELO, Isabelle Anchieta. A defesa de uma nova objetividade jornalística: a intersubjetividade. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, [s. l.], 2007. Disponível em: https://bit.ly/2M4miQP. Acesso em: 20 jun. 2018. STIJN POSTEMA & MARK DEUZE (2020) Artistic Journalism: Confluence in Forms, Values and Practices, Journalism Studies, 21:10, 1305-1322, DOI: 10.1080/1461670X.2020.1745666 KASPRZAK, Michelle. Every artist, a journalist. 2011. E-book. Disponível em: https://v2.nl/wp-content/uploads/files/2011/events/blowup-readers/every-artist-a-journalist-pdf CHRISTOFOLETTI, Rogério. A medida do olhar: objetividade e autoria na reportagem. 2004. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. . Acesso em: 01 nov. 2023. MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia. 2007. 3º edição. Editora Zahar MACHADO, Arlindo. 2004. Arte e mídia: aproximações e distinções. E-Compós, 1. https://doi.org/10.30962/ec.15 MARTINI, D. do R. C. Arte e Mídia. 2008. Extensão em Foco, Curitiba, n. 2, p. 193-195, jul./dez. 2008. Editora da UFPR. NEVES, Pedro Pinheiro. A estética da banalidade: a obra de Jeff Koons entre a arte e a mercadoria. 2016. Universidade Federal de Pernambuco. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17749 FOSTER, Hal. Design and Crime (and Others Diatribes). Verso, 2002. ROSSONI, Rodrigo. Olhares comprometidos: fotografia e identidades no MST /. Rodrigo Rossoni. - Salvador: EDUFBA, 2021. 175 p. ISBN: 978-65 PAUL, Dairan. Fabiana Moraes: “Toda prática jornalística é posicionada e ideológica”. Observatório da Imprensa, 2020. Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/entrevista/fabiana-moraes-toda-pratica-jornalistica-e-posicionada-e-ideologica/ DE ASSIS, Tatiane. Coletivo Garapa mapeia área da Cracolândia. Veja SP., 2020. Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/coluna/arte-ao-redor/coletivo-garapa-fotos-cracolandia Oitenta Mundos. Coletivo Garapa. Medium, 2015. Disponível em: https://medium.com/eco-santos/coletivo-garapa-e55e605bc1e3 Instituto Moreira Sales. “Mestres de cerimônias”, de Bárbara Wagner. Revista Zum. Disponível em: https://revistazum.com.br/barbara-wagner/ Dasartes. Exposição Sob Ataque | Casa da Imagem. Disponível em: https://dasartes.com.br/agenda/exposicao-sob-ataque-casa-da-imagem/ Coletivo Garapa. Sob Ataque, Garapa. Disponível em: https://www.garapa.org/trabalhos/sob-ataque/ Pinacoteca. Negros na Piscina. Disponível em: https://pinacotecadoceara.org.br/exposicoes/negros-na-piscina/ BARBOSA, Diego. Negros na piscina: a exposição que te convida a rever conceitos e a celebrar a vida preta. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/negros-na-piscina-a-exposicao-que-te-convida-a-rever-conceitos-e-a-celebrar-a-vida-preta-1.3316964 Revista Zum. “Mestres de Cerimônias”. Disponível em: https://revistazum.com.br/barbara-wagner/ 31a Bienal. VOTO! 2012 - Ana Lira. Disponível em: http://app.31bienal.org.br/pt/single/1219 SCHWARCZ, Lilia. Jonathas de Andrade e Charles Wagley: “Nós, mestiços”. 2017. Disponível em: https://revistazum.com.br/exposicoes/jonathas-andrade-eu-mestico/pt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseCOMUNICAÇÃO - JORNALISMOpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Matheus Souza Silva - FACOM UFBA 2023.2.pdf18,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata_Banca_TCC_Matheus_Souza_Silva FACOM UFBA 2023.pdf247,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.